No mês de novembro a TocaLivros juntamente com a Linha da Cultura traz o audiolivro “A Autobiografia do Poeta-Escravo” de Juan Francisco Manzano. Manzano aprendeu a ler e escrever por conta própria, em um ambiente onde pessoas escravizadas surpreendidas nessa atividade eram punidas ou mortas. Poeta afro-cubano, foi única pessoa escravizada latino-americana a escrever uma autobiografia sobre sua experiência no cativeiro.

Para ouvir, de quem vem lá; venha cá e escute, o lugar desse direito de boca em boca, sobre histórias dos achaques nos ventos de outrora da popa, que trouxeram tantas narrativas perdidas para os grilhões e calas bocas. Mas quem fala sobre a dor está no lugar dos griôs, dos cantares dos berberes, de quem espanta os males com mais falas, força e aferro: "E havia um tempo da escravidão, mas um tempo; o tempo do senão que cisma de uma teimosia que não existe isso a tempo mais. Pois bem, crer para quem a pele abisma a igualdade, para os tantos que o tempo tem do tempo o tempo todo a lembrança da voz retirada contra o tempo perdido, roubado e repetido. Nunca mais me peça para calar essa história!”. Para ouvir, a todos, que a narrativa Negra tem seu lugar de Fala! E tenham dito, ouvido, narrado, escrito...

Instagram: @tocalivros

Clique na imagem abaixo e com o voucher POETAESCRAVO, baixe gratuitamente o audiolivro, A Autobiografia do Poeta-Escravo, escrita por Juan Francisco Manzano.

 

METRO DIGITAL