A mostra é o resultado de um trabalho de muitos anos, que revelo como colorista que, com utilização de pigmentos diversos, obtenho exatamente as cores que desejo. As obras representam fielmente uma visão das cenas que me rodeiam.
Izabel Alcolea
@izabel_alcolea
http://izabelalcolea.com

 

 

 PLENO LIRISMO
Uma questão recorrente no mundo da arte é a da identidade visual. O termo diz respeito a uma reflexão da maneira que um artista se vincula ao desenvolvimento de alguma forma de expressão. O mais importante está em desenvolver uma percepção acurada enquanto criador visual, relacionando-se de maneira diferenciada com os assuntos pelos quais se interessa e dos quais se apropria.
Ter uma identidade significa revelar, no trabalho, uma maneira própria de se vincular aos seus processos artísticos para criar uma personalidade, uma estética diferenciadora. Izabel Alcolea, seja nos trabalhos em que lida com temas urbanos, seja naqueles em que mergulha na natureza, oferece essa interpretação pessoal do mundo circundante.
Suas obras apresentam uma marca registrada, tanto na composição equilibrada como nas cores geralmente saturadas. É estabelecida uma linguagem particular, caracterizada pelo entendimento das artes visuais como uma representação na qual o acurado aprimoramento do processo do fazer é absolutamente essencial.
Muito mais que desenvolver um tema, Izabel Alcolea conquista seu espaço ao ter como maior assunto as potencialidades do criar. O trabalho da artista se dá nessa esfera em que a maneira de pintar é mais importante do que a imagem retratada em si mesma. A sua poética é a de buscar novas respostas para aquilo que se chama real, em uma visão plena de lirismo.
Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.