Esta série inspirada em cenas cotidianas de bairros e comunidades tem como primeiro passo a fotografia. A partir da fotografia, pintei como vejo as carências provocadas pelo desnível social com o qual, infelizmente, temos que conviver. Com uma palheta sempre pesada, aliada a uma técnica de desenho realista, que não permite uma leitura mais atenuada, tento chamar o espectador de para uma dolorida reflexão.

Mônica Mendes

@monicamendesartista
www.monicamendesart.com

 

 

Resiliências por Oscar D'Ambrosio

Talvez uma das principais características da arte seja a transformação de observações e sentimentos pessoais em estéticas e desejos universais. Pintadas com tinta a óleo sobre tela, as obras de Monica Mendes mergulham em uma favela específica, o Morro do Papagaio, em Belo Horizonte, MG, e apresentam imagens que apontam para desafios coletivos.

A tinta escorrida dos quadros não é apenas um processo técnico, mas a manifestação de uma poética que sugere as lágrimas e dores derramadas por uma população submetida aos mais diversos tipos de humilhação e preconceito. Isso não significa, porém, que toda obra esteja marcada pela dor e pela tristeza. Há alegria e esperança.

O sentimento é justamente de resiliência, concebida como a capacidade de se recuperar ou se adaptar a condições adversas, à má sorte ou a mudanças que gerem dificuldade. Viver em uma comunidade demanda estar sempre pronto a enfrentar desafios, superar problemas e lutar para conseguir melhores condições de vida.

As criações de Monica Mendes trazem, pelas cores, com predomínio das terrosas dos tijolos; pelo enfoque arquitetônico, com destaque para a justaposição de moradias e caóticas vielas; e pelo foco em alguns personagens, que oscilam entre a esperança e a falta dela; uma visão plástica em que particular e universal dialogam e multiplicam sentidos.

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.
@ciaartecultura
www.ciaartecultura.com.br