Clique nas imagens para acessar a galeria.

 

Para Sempre, Quino
Estação Trianon-Masp – Linha 2-Verde

O pensador, historiador e cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, mais conhecido como Quino, ou “pai da Mafalda”, nasceu em 1932 na cidade de Mendonza, na Argentina.

Desde o seu nascimento recebeu o nome de Quino para o distinguir do tio Joaquín Tejón, conceituado pintor e designer gráfico, com quem, aos três anos, descobriu a sua vocação. Aos treze anos se matriculou na Escola de Belas Artes, mas em 1949, “cansado de desenhar ânforas e gessos", abandonou a escola e pensou numa única profissão possível: cartunista e humorista. Um cartunista produz o cartum que é um desenho humorístico, animado ou não, de caráter crítico, que retrata, muito sinteticamente, algo que envolve o dia a dia de uma sociedade.

Nos anos que se seguiram e até hoje, os desenhos humorísticos de Quino têm sido publicados continuamente em inúmeros jornais e revistas da América Latina e Europa.

Quino criou Mafalda no seu primeiro emprego como desenhista publicitário, entre 1962 e 1963, para ser personagem de uma propaganda, mas foi rejeitada. Em 1964, a personagem foi retomada sem o conteúdo publicitário e em 1965, com as histórias em quadrinhos para o jornal El Mundo, começa o sucesso irrefreável do personagem. Mafalda é uma menina de 6 anos, questionadora, fã de Beatles e preocupada com o mundo.

Entre a Estação Peru - Linha A e a Estação Catedral - Linha D do Metrô de Buenos Aires os passageiros podem observar o mural de mais de 15 metros inaugurado por Quino, feito de cerâmica, com diversas tirinhas com a personagem Mafalda.

Após quase 2 mil tirinhas, em 1973 Quino passou a não desenhar mais Mafalda, mas continuou a criar histórias refletindo sobre o nosso mundo contemporâneo, abordando questões sobre desigualdade social e opressão para jornais de diversas partes do mundo.


Instagram: @mafaldadigital
Site: https://www.quino.com.ar/
Realização: Quino e Linha da Cultura do Metrô