Biolumen v2.0 é uma instalação formada por 40 tubos de LED programáveis, ocupando aproximadamente 60m2 metros da passarela da estação São Mateus (Linha 15 – Prata) na cidade de São Paulo.
A intervenção urbana possui o objetivo de modificar a dinâmica social do espaço, promovendo através do design de iluminação integrado à estrutura urbana existente, uma experiência muitas vezes reservado às galerias e espaços de arte.
Através de programação cromática dos pixels criada exclusivamente para o projeto, a obra propicia uma libertação temporária das nossas percepções habituais, como se estivéssemos habitando em dois espaços diferentes ao mesmo tempo: o espaço rotineiro da passarela e o universo lúdico do artista.

A estação São Mateus foi escolhida pelo artista devido ao grande fluxo diário de pessoas que reside na região, e pelo fato da zona leste carecer de espaços culturais em relação a densidade demográfica, se comparado às regiões centrais da capital. Dessa forma, a intervenção artística se integra com o cotidiano dos moradores do bairro transformando o espaço de transição entre o trabalho e o transporte em uma experiência sensorial imersiva.

A Instalação Biolumen v2.0 é inspirada na bioluminescência, capacidade de alguns seres vivos de emitir luz própria. Muitos animais que habitam zonas escuras tem a capacidade de gerar luz através de reações químicas, nesse sentido o artista transforma a estrutura metálica que atravessa uma das principais avenidas da zona leste da cidade em um ser vivo e pulsante aos olhos dos que estão dentro e fora dela.

A obra propõe um novo olhar ao dia a dia das pessoas, criando memórias afetivas instigando a contemplação visual, o desfrute da experiência artística atual fora das limitações geográficas de espaços culturais pré-estabelecidos.

A Instalação integra o programa Museu de Arte de Rua (MAR) da Prefeitura de São Paulo. Por meio da Secretaria Municipal de Cultura o projeto implementa obras de arte em espaços públicos da cidade de São Paulo, em diversos formatos: murais, graffiti, fotografia, colagem, stencil, lambe-lambe, dentre outros tipos de obras visuais, como no caso de Biolumen v2.0 Arte Digital. Apesar de estar situada nas mediações do metrô o acesso à instalação é gratuito. A censura livre reforça a visitação por pessoas de todas as idades.

Sobre o artista:
VIGAS - Leandro Mendes é artista catarinense com obras que transitam entre projeções de grande escala, instalações de luz, projeções 360º e live performance, seus projetos de arte em espaços públicos abordam estéticas orgânicas trabalhando a imersão do espectador como ponto de partida para experiências únicas Em sua trajetória conta com apresentações em festivais como Amsterdã Light Festival - Amsterdã (Holanda), SP Urban Digital Festival - São Paulo (Brasil), Circle of Light Moscou (Rússia), Athens Digital Art Festival - Atenas (Grécia), SAT Festival Montreal (Canadá), Sónar Festival Barcelona (Espanha). Foi ganhador do EMMY Award 2019 como protagonista da série “Hack the City” criada pela National Geographic resultando em uma instalação lumínica permanente na cidade de São Paulo.