Clique nas imagens para navegar pela exposição.

 

II CONCURSO MOBILIZE DE ILUSTRAÇÕES

No mês de setembro 2021, o portal Mobilize Brasil completa exatos 10 anos de fundação e para marcar a data realizou um concurso de ilustrações aberto a pessoas de todo o Brasil. O desafio era responder à pergunta “Como fica a mobilidade depois da pandemia?

A proposta era a de imaginar soluções criativas que permitam a livre circulação das pessoas sem os riscos de contaminação por doenças contagiosas. Como as pessoas irão em segurança para o trabalho, para a escola, para as compras? Como evitar as aglomerações nas estações, nos terminais, ônibus e trens?

A crise da Covid-19 colocou esse problema para todas as cidades do mundo. Afinal, os sistemas de transporte de alta capacidade, por trens urbanos, metrôs, ou ônibus, foram pensados para transportar milhões de pessoas em pouco tempo e em espaços mínimos, o que impede o necessário distanciamento social.
Por isso, com medo desta pandemia, muita gente deixou de usar o transporte coletivo e passou a circular somente a pé ou em bicicleta, duas boas soluções para distâncias de até 5 km ou 10 km, mas inviáveis para os moradores dos bairros mais distantes, a 20 km ou 30 km dos centros. A opção para essas pessoas tem sido a motocicleta ou o carro particular, alternativas que geram uma série de outros problemas, como os congestionamentos, ruído excessivo, emissões de gases de efeito estufa e muita poluição, o que acaba provocando outras doenças também letais, com enorme custo social. De certa forma, o excesso de carros e motos também é uma “pandemia” que ameaça a humanidade, tema que lembramos nesta Semana da Mobilidade e no Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro.

O concurso reuniu 116 trabalhos, de várias partes do Brasil, e elegeu três prêmios e sete menções honrosas em cada uma das categorias - adulto e infantil. Nesta exposição, estão os dez melhores trabalhos na categoria adulto e uma versão reduzida dos premiados na categoria infantil.

Equipe Mobilize Brasil