Clique nas imagens para navegar pela galeria.



DIA NACIONAL DA ONÇA-PINTADA

A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino do continente americano, o terceiro maior do mundo. Por ser um predador de topo de cadeia alimentar, a onça necessita de grandes áreas preservadas, com alta disponibilidade de presas silvestres e recursos d’água abundantes para sobreviver. Por seu importante papel no equilíbrio dos ecossistemas, por representar as demandas ecológicas de várias espécies selvagens que coexistem com ela no ambiente - muitas delas ameaçadas de extinção - e pelo fascínio natural que ela desperta na maioria das pessoas desde os povos originários, a onça-pintada foi escolhida em 2018 como o Símbolo da Biodiversidade Brasileira. Além disso, no decorrer da Conferência entre as Partes da Convenção de Diversidade Biológica (COP-14) em 2018, o dia 29 de novembro foi declarado oficialmente como o Dia Internacional da Onça-Pintada. Ou seja, nessa data, os 18 países de ocorrência da espécie celebram a conservação da onça-pintada.
Apesar do Brasil ter a maior população de onças-pintadas do mundo, esse grande felino está criticamente ameaçado de extinção na Mata Atlântica e Caatinga, em perigo de extinção no Cerrado e vulnerável à extinção na Amazônia e Pantanal. Já no Pampa, sul do Brasil, a onça-pintada está oficialmente extinta. O que aconteceu no Pampa pode se repetir em outros biomas se medidas efetivas para a conservação da espécie não forem tomadas.
Dada a importância da data e para chamar a atenção para a proteção do nosso maior tesouro, a nossa biodiversidade, nada mais justo do que divulgarmos as iniciativas para a conservação da onça-pintada no Brasil, país-chave para a proteção da espécie a longo prazo.

Instagram: @oncafari @edu.fragoso_ @barbaracouto_ @brunosartorireis @diogolucatelli @fabiosouzadasilva_ @simionistephanie @theviic

 

Conheça no vídeo abaixo um pouco mais sobre esse animal fascinante.