Clique nas imagens para navegar pela galeria.

 

FACHADAS DE SP
Ao longo de minhas saídas fotográficas, olhar para cima passou a ser mais comum do que observar os acontecimentos cotidianos da rua em si.
Influenciado diretamente pela minha formação como arquiteto, observar os incontáveis prédios a minha volta passou a ser uma paixão que me levou a começar a registrá-los.
No início, a palavra registro era usada aqui de forma literal. Não havia nada artístico em minha fotografia, além do puro "click" de um prédio que havia chamado a minha atenção no momento.
Ao longo do tempo, meu conhecimento nas duas áreas foi se desenvolvendo. Os prédios não me eram mais vistos como grandes blocos de concreto e vidro. Os elementos que compunham suas fachadas, agora se apresentavam ao meu olhar como padrões de repetição, criando, assim, um tipo de arte geométrica.
A disposição das janelas na fachada, as cores das paredes, as formas dos prédios em si; passei a enxergar o potencial que esses elementos podiam criar. Essas “texturas arquitetônicas” passaram a estar presentes em minhas fotografias e, antes que eu me desse conta, tornaram-se a identidade de meu trabalho, criando a série Fachadas de SP.
A partir de um acervo de mais de 150 fachadas registradas, comecei a criar estudos e montagens, combinando seus padrões através de elementos arquitetônicos semelhantes, paletas de cores ou o próprio ângulo usado na fotografia, e assim, descobrindo novas interações entre os edifícios e consequentemente da própria arquitetura paulistana.

Fotografias: Guilherme Uemura Telles
Site: www.studioguiuemura.com
Instagram: @gui_uemura e @studioguiuemura

@fmgf