Clique nas imagens para navegar pela galeria.

REVISTA KLAXON – 100 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA

Neste ano comemoramos o Centenário da Semana de Arte Moderna, também chamada Semana de 22, nosso primeiro período modernista. E daí? O evento inédito, aconteceu em São Paulo, entre os dias 13 e 17 de fevereiro no teatro municipal. E dai? Cada dia da semana trouxe um aspecto cultural: pintura , escultura, poesia, literatura e música, marcando assim o inicio do modernismo no Brasil.

E daí! Neste mesmo ano em 15 de maio surge o primeiro número da revista KLAXON, que se apresenta como “mensário de arte moderna”. Das diversas revistas modernistas que surgiram no Brasil nos anos 20, Klaxon é a mais audaciosa, inovadora e criativa. Apresentou artigos e poemas de autores brasileiros, franceses, italianos e espanhóis, todos em suas línguas originais. Klaxon foi a personificação do perfil da típica provocação vanguardista de sua época.

E daí? Como disse Menotti del Picchia “E KLAXON não se queixará jamais de ser incompreendida pelo Brasil. O Brasil é que deverá se esforçar para compreender KLAXON.”

KLAXON foi publicada de maio de 1922 a janeiro de 1923 e nesta exposição da Linha da Cultura do Metrô de São Paulo apresentamos um breve panorama das publicações realizadas.

“É preciso refletir. É preciso esclarecer. É preciso construir. D’ahi KLAXON”