Clique nas imagens para navegar pela galeria

 

BRASILIDADE

Falar sobre o Brasil em um ensaio fotográfico é missão difícil. Os fotógrafos, porém, com sua capacidade de enxergar além do que está a nossa frente, conseguem mostrar o país em sua complexidade. Por mais que se busque imagens feitas nas 05 regiões do Brasil, ainda assim teremos particularidades do imenso país, que nos escapa. Paulo Henrique Cruz (@photocomph), no entanto, mostra um maravilhoso recorte deste país tropical.

O Brasil é visto pelo fotógrafo com bastante generosidade e percorre suas belezas, presentes nas paisagens urbanas e do interior, nos rituais religiosos, nas festas culturais, nos costumes dos povos originários, e nos faz sentir orgulho de pertencer a uma nação com dimensão continental, além do resgate da emoção de viver no Brasil. Outro elemento importante abordado pelo fotógrafo é a luz do Brasil. Uma luz que realça as cores, a paisagem e o céu.

Brasilidade, segundo o dicionário, é um sentimento de afinidade ou de amor pelo Brasil. A exposição que o Metrô apresenta ao público de São Paulo faz um convite a viajar pelo país e se reconhecer, de forma positiva, nas imagens, pois somos, todos nós, frutos da diversidade do Brasil. O fotógrafo que há mais de 20 anos percorre o país à procura de se conectar com essa brasilidade, compartilha agora um pouco de suas andanças.

Renato Negrão (@renatonegrao) - Curador