O festival Photothings tem o objetivo de estimular a produção fotográfica nacional e oferecer a oportunidade para que novos talentos artísticos possam aparecer e contribuir para a cultura brasileira. Sem um tema curatorial pré-estabelecido, o projeto busca delinear um panorama plural da fotografia autoral produzida por uma nova geração de artistas pouco conhecidos (ou sem espaço) no circuito artístico, fato causado pela ausência de oportunidades de acesso ao mercado de arte brasileiro, que gira em torno de poucas galerias e feiras de arte.
Os 10 artistas que integram esta mostra, que agora pode ser vista aqui na estação Paraíso do Metrô de São Paulo, foram selecionados por um júri, formado por fotógrafos, curadores e pesquisadores do Brasil e do exterior. Para participar cada candidato submeteu seu trabalho autoral ao Photothings e, nosso corpo de jurados fez a seleção, entre os mais de 300 ensaios fotográficos recebidos, provenientes de todos os cantos do Brasil.
Esta exposição concretiza meu desejo de fazer com que artistas brasileiros tenham a oportunidade de mostrar seu trabalho, encontrando novos públicos e perpetuando a narrativa da fotografia como arte por meio da imagem e como registro da História.
Esta é a nossa principal motivação: viabilizar através de ações como esta realizada aqui com o apoio do Metrô de São Paulo, a aproximação entre autor, sua produção artística e o público que admira arte.

Marly Porto
Responsável pela idealização e organização do Photothings