DIVERSIDADE NO OLHAR

Junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+ e conta com eventos e paradas em todo o mundo.

O Pride Month, como é chamado em inglês, foi escolhido em celebração à Revolta de Stonewall, uma série de manifestações espontâneas ocorrida em 28 de junho de 1969, um marco na luta dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Ela recebeu esse nome graças ao bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, Nova York, onde um grupo de frequentadores decidiu se rebelar contra as múltiplas repressões policiais que a comunidade vinha recebendo.

Em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, a Pexels Brasil, a Olhares Delas e o Metrô de São Paulo se uniram para realizar uma exposição totalmente dedicada a mostrar os olhares diversos de artistas LGBTQIA+ que temos na comunidade Pexels.

A exposição “Diversidade no Olhar” reúne fotografias de 30 artistas nacionais e internacionais para expressarem e celebrarem a diversidade através de seus olhares únicos. A curadoria da exposição é assinada pela Isadora Tricerri, idealizadora do coletivo Olhares Delas, e por Matheus Bertelli, fotógrafo e representante oficial da Pexels no Brasil.

Olhares Delas é um coletivo que surgiu em 2017 através do Instagram, com iniciativa da fotógrafa e cineasta Isadora Tricerri. O objetivo do projeto é enaltecer e divulgar o trabalho de mulheres fotógrafas. Através da página @olharesdelas e da TAG #olharesdelas semanalmente ocorre uma curadoria para apresentar artistas da área e dar voz a seus trabalhos. O coletivo tem em sua história produção de eventos, palestras, encontros fotográficos e conta com um grupo de mais de 130 mulheres, que se tornaram uma rede para troca de experiências, projetos e vivências.

A Pexels é um banco de imagens gratuito com o objetivo de empoderar criadores ao redor do mundo. O site e aplicativo contam com uma vasta biblioteca de fotos e vídeos representando diversas etnias, raças, corpos, gêneros e sexualidades. O conteúdo é fornecido gratuitamente por fotógrafes e videomakers do mundo todo para ajudar pequenos negócios, ONGs, estudantes, designers, entre outros criativos.

Toda forma de arte, amor, gesto de carinho e afeto deve ser respeitado e celebrado. Vamos juntes celebrar a diversidade através da arte da fotografia!