Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por fotografia em preto e branco em que capta duas pessoas conversando na plataforma, o metrô estÀ em movimento ao fundo. Uma das pessoas segura uma bicicleta e carrega uma bolsa de entrega de comida, enquanto o outro tem uma sacola em mãos. À direita da imagem “PRÓXIMA ESTAÇÃO: CAMINHADA FOTOGRÁFICA”. Abaixo, “Fotógrafos: Clarice Fortes, Jean Carlos, Leandro Mayer, Lucila Watanabe, Marcelo Iassuda, Mariana Bezerra, Mary Siose, Norma Watanabe, Paulo Bentes, Sami Millser; Realização: Linha da Cultura”.

 

A cidade nos observa, mas nós a observamos?

Diariamente, milhões de pessoas circulam de um lado para o outro às cegas, sem ver os detalhes, as cores e as luzes desta Paulicéia Desvairada, como foi chamada por Mário de Andrade na obra homônima publicada em 1922.

Na contramão desta rotina 'desvairada' convocamos o cidadão para romper com a pressa e o distanciamento e observar as estações do Metrô de São Paulo para além do concreto e ferro, matéria prima da sua arquitetura.

A Caminhada Fotográfica, realizada no dia que a cidade completou 466 anos - 25 de janeiro de 2020 -, proporcionou aos participantes a oportunidade de perceber estes não-lugares, definido por Marc Augé, como "lugares transitórios que não possuem significado suficiente para serem definidos como “um lugar”, de um modo contemplativo.

Durante algumas horas os participantes estabeleceram outra relação com estes espaços. Por meio da fotografia, olhares atentos e até mesmo inéditos, registraram as formas, os desenhos, os movimentos e a arte que integram o sistema de transporte mais utilizado durante anos pelas pessoas da cidade de São Paulo.

 

"Adorei parar a correria do dia a dia, para observar obras de arte tão lindas e tão próximas de nós.
Confesso passei várias vezes em muitas estações e nem notei agora estou com olhar mais crítico, foi D+."  (Maria Dittrich)
 

"Eu e meu marido também adoramos. Esperando agora pelas próximas..." (Clarice Fortes)

"Gostaria de conhecer todas as obras de artes espalhadas pelas estações.
As poucas que visitamos foi maravilhoso. Imagine ver todas."  (Marcelo Iassuda)
 

"Com certeza tivemos uma ótima experiência." (Maria Helena Reinaldo)