Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por fotografia onde mostra uma mulher com criança ao colo, ambas trajam vestido branco de casamento encaram sorridentes a câmera. Á direita da imagem “OLHOS E OLHARES”. Abaixo, “Fotografia e Curadoria: Thiago Gimenes; Realização: Linha da Cultura”.

Em um ano tão conturbado, em que muitos dos olhares e afetos precisam ser digitais, o amor de mãe permanece o mais sincero e verdadeiro. Olhares de amor, carinho e reciprocidade são o fio condutor dessa mostra, pensada para celebrar o amor materno.

O olhar vai muito além do simples ver. Para além de enxergar é também entender sem julgamentos, ter empatia mesmo no desconhecido. Na maternidade, no amor de mãe, não importa se é mãe biológica, mãe de criação, mãe de coração ou avó, que é mãe duas vezes. O que importa é estar presente, estar juntos. As fotografias aqui presentes são resultado de uma busca sobre esse olhar único entre mães e filhos, muito comum a todas as mães, independente das etnias, idades, gêneros, crenças e classes sociais.

Mesmo nos momentos mais difíceis, nas noites mal dormidas, seja na rotina completamente nova e maluca: uma troca de olhares faz com que tudo isso se transforme em uma alegria e sentimento inexplicáveis.

A curadoria foi realizada com base no acervo de Thiago Gimenes, fotógrafo paulistano que em sua pesquisa busca conexões, olhares e o amor de famílias desde 2012. Thiago acredita no amor como a maior força que move o mundo e nos convida a enxergar esse amor através de seus Olhos e Olhares.

 

Thiago Gimenes
Fotógrafo | Curador