Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por fotografia onde mostra uma senhora sentada em um ponto de ônibus enquanto olha em direção ao ônibus que se aproxima. Á direita da imagem “MÁRCIA CELJAR: A CAÇADORA DE IMAGENS”. Abaixo, “Fotografia: Márcia Celjar; Curadoria: Renato Negrão; Realização: Linha da Cultura”.

 

O século XXI é, definitivamente, a época da vida urbana. Nunca na história da humanidade encontramos tanta gente vivendo em cidades como agora. A Street Photography - fotografia de rua - vai ao encontro desse cenário e registra o cotidiano nos grandes centros urbanos.

Para entender o que é a Street Photography poderíamos começar refletindo sobre do que se ocupa esse tipo de fotógrafo? E neste contexto os registros da fotógrafa Márcia Celjar se enquadram perfeitamente. A energia da cidade é uma boa resposta, e aqui poderíamos substituir a palavra energia por atmosfera. O caçador de imagem, aquela pessoa que segue andando pelas ruas das metrópoles com uma câmera nas mãos e um olhar atento em tudo o que acontece ao seu redor.

Mas o que ele busca? Com certeza uma boa foto. E os elementos que o ajuda nesta caça são: a relação paisagem urbana com as pessoas que habitam ou transitam nesse espaço; seus extremos - tanto sociais como geográficos; os desenhos provocados pela luz, seja ela do sol ou da iluminação pública e, talvez o mais importante elemento: o acaso. Não podemos falar sobre Street Photography sem levar em consideração o acaso, aquela imagem que surge diante da câmera de surpresa, cenas que só se tornam possíveis graças ao olhar atento dos caçadores de imagens.

Márcia Celjar traz nesta mostra o olhar de uma caçadora, uma andarilha incansável, que parte pelas ruas atrás de integração com a cidade, seus fenômenos e as pequenas histórias que estão a todo tempo acontecendo no ambiente urbano.

Fotos: Márcia Celjar
Curadoria: Renato Negrão
Realização: Linha da Cultura
 
 
 
 

Conheça mais trabalhos dos fotógrafos

Márcia Celjar
Instragram: @marciamceljar
 
Renato Negrão
Instagram: @renatonegrao