Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por fotografia do Samuel Rosa, vocalista da banda Skank, tocando e cantando sobre fundo escuro. À direita da imagem “O ROCK BRASILEIRO NAS LENTES DE MÁRIO LUIZ THOMPSON”. Abaixo “Fotos: Mário Luiz Thompson; Curadoria: Marco Aurélio Olímpio; Realização: Linha da Cultura”.

 

clique nas imagens para navegar pela galeria
 

Clique aqui para participar do bate-papo com o curador da exposição, Marco Aurélio Olímpio.

Sexta-feira, 17 de julho de 2020, às 19 horas.
ID da reunião:
530 718 6358
Senha:
1n7fsu

O ROCK BRASILEIRO NAS LENTES DE MARIO LUIZ THOMPSON


Estamos diante de um documento... 

Pensar na fotografia de palco sem pensar em Mário Luiz Thompson é negar a História nessa linguagem. 

A trajetória desse artista legitima toda admiração pelo seu trabalho. Seu compromisso imagético com a Música Popular Brasileira antecede e transcende tudo o que se pensou. 

Uma forma de amor Brasil pela música e a fotografia como veículo. São décadas ou talvez uma vida, mais de 50 anos, fazendo com os olhos documentos da memória que habitam nos acervos discográficos de muitas casas com capas de discos históricos como Tábua de Esmeralda de Jorge Ben Jor, por exemplo. 

Fazer um recorte em sua obra constitui uma responsabilidade. Arquivo de inumeráveis imagens onde borbulham estórias. Conversar com o Mário e sobre seu processo criativo requer dias entre negativos, vídeos e tudo temperado com memórias. 

Quando a pauta se deu em torno do Rock Brasileiro, como curador pensei na raiz que ramificou dentro de um recorte possível. Das guitarras dos Mutantes nos festivais, da Jovem Guarda, ao Rock dos anos 80 e 90, a consolidação dos ícones individuais e bandas que se estabeleceram como símbolos de muitas gerações. 

Esta exposição, de 35 imagens, pode não contemplar tudo, mas fará com que muitos tenham a exata dimensão da importância do trabalho desse pioneiro da fotografia de show no Brasil e de sua contribuição não somente no âmbito da cultura, mas no imaginário musical brasileiro. 

Marco Aurélio Olímpio, Curador 

Site: http://m.mario-luiz-thompson.com/  

Instagram: @marioluizthompson  

Instagram: @marcoaurelioolimpio