Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por ilustração que consiste em trem com operador sendo alinhado na plataforma. À direita da imagem “RETRATOS NOS TEMPOS DE PANDEMIA”. Abaixo, “Curadoria: Clarice Muriel; Realização: Linha da Cultura”.

 

A Linha da Cultura online, em parceria com o professor e curador Renato Negrão, traz uma série de dicas por meio do Minicurso de fotografia para que você possa criar fotos de maior impacto. Este espaço é aberto a estudantes, profissionais ou qualquer pessoa apaixonada pela arte da fotografia.

 

 

AULA 5 - COMO TRANSFORMAR UMA IDEIA EM UM PROJETO FOTOGRÁFICO - #NoMesmoMuro”

Nesta aula, a fotógrafa e curadora Malu Mesquita (@malumesq) conta como ela conseguiu concretizar isso. Eles relatam que os registros são da constante mudança na paisagem pela ocupação em um muro no bairro da Mooca, e foram feitos com celular e máquina fotográfica profissional, e se tornaram uma exposição NoMesmoMuro na Linha da Cultura, “fotolivro” e ganhou o mundo.

 

 

 

AULA 4 - FOTOS DE NATUREZA E ANIMAIS

Na quarta aula, Renato Negrão apresenta várias dicas para fotografar natureza e animais, como: reconhecer o horário do movimento do sol, nascer e pôr do sol, ouvir especialistas e guias que conheçam o local, equipamento de fotografia usados em viagens para que o seu click fique com qualidade profissional. A locação é às margens do rio Guaporé na fronteira do Brasil com a Bolívia. No vídeo são apresentadas fotos de René Burri e Vinícius Garcia (@viniciusgarcia.photo)

Edição: Gui Merlino @guimerlino  

 

 

AULA 3 - REFLEXO

A temática da terceira aula é “reflexo”, técnica muito usada na composição potencializando a imagem. A locação da aula é às margens do rio Guaporé na fronteira do Brasil com a Bolívia. Durante o curso também será apresentado as fotos do fotógrafo Xavier Bartaburu (@xavierbartaburu). 

Edição: Gui Merlino @guimerlino  

 

 

AULA 2 - CONTRASTE

A segunda aula tem como temática o “contraste”, um elemento fundamental para criar e pensar as imagens no momento de se fotografar. Essa abordagem foi inspirada a partir das obras dos fotógrafos norte-americano Alfred Stieglitz e o paulista Gaspar Gasparian. O norte-americano foi o primeiro fotógrafo a ter suas fotos expostas num museu. Já o paulista participou de diversas exposições e salões internacionais. Em 1990, o Museu da Imagem e do Som – MIS-SP realizou uma retrospectiva da sua obra e, em 2001, suas fotos foram incluídas na Coleção Pirelli-MASP de Fotografias, no MASP-São Paulo. Durante o curso também são apresentadas fotos do street photographer Douglas Almeida (@almeidado) que usa muito desse contraste – claro e escuro.

 

 

AULA 1 - A GEOMETRIA DE CARTIER BRESSON, FOTÓGRAFO E FOTOJORNALISTA FRANCÊS

 

 

SOBRE O PROFESSOR E CURADOR, RENATO NEGRÃO

Renato Negrão é mestre em Comunicação e Semiótica, atuou como professor em diversas Universidades de São Paulo; especialista em fotografia pelo Senac e graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Seu histórico de 20 anos na fotografia o levou a passar pela atuação como fotógrafo comercial; professor, pesquisador especialista em fotografia e desde 2015 tem atuado como curador, com produção de exposições coletivas e individuais em diversas cidades brasileiras e, em mais de 12 países, entre eles Rússia e Indonésia.

Saiba mais:
Instagram: @renatonegrao