Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por fotografia de prédios. À direita da imagem “URBANIDADES”. Abaixo, “Fotografia: Luiz Bhering; Realização: Linha da Cultura”.

 

A Série Urbanidades é um cruzamento entre ilusão e realidade.

Busco na experiência visual e reflexiva algo que nos dê pistas para entender esta sociedade em que vivemos.

Desperto o desejo contemplativo do espectador, utilizando em algumas imagens a manipulação digital, "falhando" propositalmente na tarefa de documentar nosso mundo, e forçando uma instabilidade inquietante. Em outras destaco o elemento humano inserido nesta verdadeira Babel que são nossas cidades. A estrutura complexa da arquitetura urbana é sublinhada, a partir desta perspectiva, pelas muitas linhas horizontais e verticais que parecem penetrar e atravessar umas às outras.

Ao ser convidado pelo Metrô de São Paulo para esta exposição no mês de setembro, que tem como tema a mobilidade urbana, me dediquei a selecionar trabalhos que compusessem um painel que demonstrasse os diferentes aspectos de mobilidade, mas também nossas características urbanas e nossos grandes desafios na construção de uma sociedade melhor para todos.

Luiz Bhering

 

Clique nas imagens para navegar pela galeria completa.

 

Sobre o Fotógrafo

Luiz Bhering (@luizbhering), visual e fotógrafo, inicia sua trajetória com a formação em Fotografia pela City Polytechnic School of Arts and Designer de Londres. Segue para Madri onde vive durante oito (8) anos, trabalhando como fotógrafo realizando diversas exposições. Finalista em diversos concursos fotográficos, destaca-se com o primeiro lugar na categoria Profissional no Concurso “Un Dia Em La Via de Madrid” - patrocinado pela Kodak. De volta ao Brasil desenvolve projetos fotográficos e também a função e printer de Fine Art.

Dedica-se exclusivamente à fotografia com seu trabalho autoral – expondo em Galerias do Rio e São Paulo, promovendo: workshops e passeios fotográficos.Sempre em busca de atualização e aprimoramento do seu trabalho tem no seu curriculum cursos de fotografia contemporânea: 2016 – MOMA - “Lendo Fotografias”; 2018 - Ateliê o Oriente - Construção de Imagem. Participação em várias exposições de 2017 até 2020, no eixo Rio-São Paulo. Atualmente desenvolve projetos variados como a Série Urbanidades e o Projeto Território de Pesca e Poesia. Exposição individual – Centro Cultural dos Correios Rio de Janeiro – de novembro/2019 a janeiro/2020.