O Coletivo 1MULHERporM2 é formado por um grupo de mulheres artistas que, desde março de 2019, propõem discussões sobre arte contemporânea, em que cada uma, fazendo uso de seu próprio meio de expressão e processo criativo, deve ocupar um metro quadrado com sua obra, fazendo assim, uma relação de ocupação literal de um espaço físico com o desempenho e papel da mulher na sociedade mundial atual.
Depois de um ano de exposições itinerantes, paralisadas por conta da pandemia da Covid-19, o Coletivo manteve a permanência do grupo com encontros virtuais, produzindo obras e propondo novas formas de ocupações, já que Museus, Galerias e Instituições se encontravam fechados.

Esse tempo suspenso afetou a vida de todas as pessoas e consequentemente a produção das artistas, modificando as suas rotinas pessoais, somando a expectativa de sobrevivência e de retomada da normalidade às suas propostas de trabalhos artísticos. Quando pensamos em pontos de fuga, trazemos para a chamada “nova realidade” uma expressão vinda do desenho renascentista, onde através de um ponto no espaço, criamos a ilusão de profundidade numa obra de arte. Através desta perspectiva visual, estamos fazendo um paralelo com a ideia da busca ou descoberta de um novo horizonte no tempo real.

Este novo projeto coletivo consiste na ocupação da cidade, em áreas não convencionais e de grande fluxo de transeuntes, como os espaços das estações de metrô, sejam nas áreas internas ou em tapumes de construções externas com obras em Lambe-Lambe. Todas as obras têm a dimensão de 100cm x 100cm – 1 M2 – e mostram o momento de distanciamento social com todas as dificuldades, incertezas, angústias, aprendizados e reinvenções vividas por toda a humanidade e que serviram de poética para a produção das artistas.
Lucrécia Couso

Facebook:  @1mulherporm2
Instagram: @1mulherporm2