Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por fotografia de mulher negra de turbante em fundo verde. À direita da imagem “ELAS POR ELAS”. Abaixo, “Curadoria: Isadora Tricerri e Maria Paula Vieira; Realização: Pexels, Coletivo Olhares Delas e Linha da Cultura do Metrô”.

 

CADA MULHER É UMA POTÊNCIA.

Por muito tempo na história "anônimo" foi uma mulher. Essa frase é da escritora britânica Virgínia Woolf e retrata uma realidade de desigualdade e falta de representatividade há séculos vivida pelas mulheres, como artistas e como musas.

Nessas fotos, cada uma dessas mulheres representa todas em suas subjetividades. Essa exposição visa trazer a cada uma delas a luz de serem vistas. São pretas, gordas, com deficiência, lgbtqia+, além de terem histórias em suas vidas que as tornam reais, quebrando tantos rótulos que lhe são colocados todos os dias.

Ao todo são 20 fotógrafas do Brasil inteiro, cada uma com sua área e nicho, mostrando como as mulheres podem ser representadas em suas múltiplas formas através da fotografia. A curadoria conta com a idealizadora do coletivo Olhares Delas, Isadora Tricerri e com fotógrafa e jornalista, que também faz parte do coletivo, Maria Paula Vieira.

 

Clique nas imagens para navegar pelas galerias.




















 

 

O Projeto “Elas Por Elas” surgiu através de uma parceria entre a Pexels e a Olhares Delas. Com essa exposição pretendemos mostrar um pouco do olhar feminino ao retratar mulheres da forma como queremos nos ver retratadas.

Olhares Delas (@olharesdelas) é um coletivo que surgiu como perfil no Instagram em 2017, com iniciativa da fotógrafa e cineasta Isadora Tricerri.

O objetivo do projeto é enaltecer e divulgar o trabalho de mulheres da área. Através da página e da TAG #olharesdelas, semanalmente ocorre uma curadoria para apresentar essas profissionais da área e dar voz para seus trabalhos. Hoje o coletivo tem em sua história produção de eventos, palestras, encontros e conta com um grupo de mais de 130 mulheres, que se tornaram uma rede para troca de experiências, projetos e vivências.

A Pexels (@pexels) é um banco de imagens gratuito com o objetivo de empoderar criadores ao redor do mundo. O site e aplicativo contam com uma vasta biblioteca de fotos e vídeos representando diversas etnias, raças, corpos, gêneros e sexualidades.

O conteúdo é fornecido gratuitamente por fotógrafos e videomakers do mundo todo para ajudar pequenos negócios, ONGs, estudantes, designers, entre outros criativos.

Pexels Brasil (@pexelsbrasil)

 

Fotografia:

Carol Pedrosa (@carolinapedrosafoto)
Daisa TJ (@daisatj)
Dani Quazar (@quazar_)
Dinah Andréa (@dihandrea)
Fernanda Simões (@fernandaasimoes)
Heloísa Vecchio (@heloisa.vecchio)
Iris Carvalho (@irismcarvalho)
Isabela Catão (@ph.isabelacatao)
Isabella Mariana (@isaclouds)
Isadora Tricerri (@isadoratricerri)
Laryssa Fraga (@fdefraga)
Luisa Clauson (@lar.da.lily)
Maressa Andrioli (@maressa.andrioli)
Maria Vieira (@mpvfotografia)
Mariana Ayumi (@ayumi_mariana)
Mariana Montrazi (@mariana.montrazi)
Pan Alves (@panalves)
Rafaela Lima (@rafalima.photo)
Sarah Outeiro (@saaout)
Thais Liri (@photoliri)