Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por fotografia de peixe-boi nadando no mar. À direita da imagem “MARES DO MUNDO, AMAZONAS E MARES LIMPOS”. Abaixo, “Realização: Linha da Cultura e Aventura Produções; Apoio: Campanha Mares Limpo do Programa da ONU para o Meio Ambiente”.

 

Clique nas imagens para navegar pela galeria

 

Mares do Mundo, Amazonas e Mares Limpos

A maior parte da superfície do planeta Terra é coberta por água, que é o elemento que possibilitou e possibilita o surgimento da vida. A água deve ser preservada, pois nossa sobrevivência depende dela. Infelizmente o estilo de vida moderno tem causado crescente poluição dos rios e oceanos, o que vem ameaçando o futuro de todos seres vivos.

Para promover a preservação dos rios e oceanos, o "Programa da ONU para o Meio Ambiente" criou a campanha Mares Limpos, para conscientizar as pessoas a diminuírem o uso de plásticos descartáveis, que acabam indo parar nas ruas, sendo levadas pelos esgotos até os rios e de lá para os oceanos. Cada pessoa pode contribuir para melhorar a vida no planeta, optando por fazer consumo consciente. Dentro desse contexto, a produtora brasileira Aventuras Produções, em parceria com a campanha Mares Limpos - "Programa da ONU para o Meio Ambiente" traz os registros dessa exposição Mares do Mundo, Amazonas e Mares Limpos.

As fotografias foram tiradas durante mergulhos da série Profundo Scuba Diving, exibida na TV por assinatura, e da Expedição “Fenícios Antes de Colombo” na qual atravessamos o Oceano Atlântico a bordo de uma réplica de barco do ano 600 aC, partindo da Tunísia no Norte da África em Setembro de 2019, mar Mediterrâneo e chegando no Caribe, mar das Caraíbas, e de lá na Flórida, EUA, Oceano Atlântico em Fevereiro de 2020.
Provou-se assim, que os antigos marinheiros Fenícios, do Oriente Médio, poderiam ter chegado as Américas, mesmo ao Brasil, mais de dois mil anos antes de Cabral e Colombo.

Durante a longa viagem de 5 meses coletamos diariamente amostras de água para medir a poluição de micropartículas de plástico na água.

A exposição também traz fotos tiradas durante a produção do primeiro filme educacional IMAX brasileiro, “Amazon Adventure 3D”, que produzimos na Amazônia. Também estamos lançando um novo projeto na região, para investigar se o Rio Amazonas é de fato o rio mais longo do mundo, a “Expedição Rio Amazonas do Gelo ao Mar”, na qual percorreremos pela primeira vez toda extensão do Rio Amazonas navegando em barcos híbridos movidos a energia solar e a pedal. E expedição vai acontecer em 2022.

Estas aventuras podem ser assistidas no canal o "youtube.com/canalsanada"

 

APOIADORES

Campanha “Mares Limpos”, do Programa da ONU para o Meio Ambiente – PNUMA – https://news.un.org/pt/tags/mares-limpos 

Projeto “Rio Amazonas do Gelo ao Mar” – www.amazonadventure.org

A Aventuras Produções

Desde 1995 especializada em Cinema, TV/Streaming e WEB para Aventuras, Expedições Científicas, Ambientalismo, e Sustentabilidade. Entre seus projetos se destacam o documentário oficial das celebrações no mar do 500º aniversário do descobrimento do Brasil no ano 2000. Para o centenário da imigração japonesa no Brasil em 2008 produziu o documentário oficial, lançado nos cinemas no Japão e no Brasil, e o Nipo Cine Brasil, um festival de cinema brasileiro no Japão de 2006 a 2008, e Mostra de Cinema Paulistano em Tóquio. De 2008 a 2010 a Aventuras Produções produziu o documentário da Expedição Phoenicia, um projeto multinacional de pesquisa arqueológica que circunavegou o continente Africano com o suporte do British Museum, Musée de Marseille, e da Royal Geographical Society. De 2015 a 2018 a Aventuras Produções produziu o primeiro filme IMAX Brasileiro, o Amazon Adventure 3D, que segue sendo exibido ao redor do mundo. Este filme recebeu até o momento 7 prêmios internacionais, inclusive 2 Lumiére da Hollywood Advanced Imaging Society. No Brasil de 2012 a 2019 a Aventuras Produções lançou séries de TV sobre povos indígenas, os grandes rios brasileiros, turismo especializado, entre outros temas, exibidos em diversos canais de TV por assinatura. De 2019 a 2020 produziu a Phoenicians Before Columbus Expedition, navegando do norte da África até a Flórida nos EUA na mesma réplica de navio Fenício do ano 600 AC, um projeto internacional em parceria com a Campanha Mares Limpos do Programa da ONU para o Meio Ambiente – PNUMA, entre outras entidades internacionais. Atualmente a Aventuras Produções segue desenvolvendo projetos ousados como filmes longa-metragem e expedições científicas, ambientais, e culturais em parceria com produtoras estrangeiras para divulgar mundialmente temas ligados ao Brasil.