Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por fotografia de criança indígena com cocar. À direita da imagem “UBIRATAN SURUÍ: OS INDÍGENAS VISTOS POR INDÍGENAS”. Abaixo, “Fotografia: Ubiratan Suruí; Curadoria: Renato Aragão; Realização: Linha da Cultura”.

 

Clique nas imagens para navegar pela galeria.

 

Ubiratan Suruí, Os indígenas visto por um fotógrafo indígena

A fotografia é uma linguagem que tem o poder de revelar o mundo a partir do ponto de vista pessoal de quem constrói a imagem. No decorrer do passar do tempo nos deparamos com inúmeras séries de fotos feitas sobre os indígenas brasileiros.

Livre de julgamento sobre o potencial que cada fotógrafo tem de narrar as histórias que contam, este ensaio apresenta uma maneira de olhar para um grupo específico de pessoas, por alguém que faz parte do próprio grupo.

A intimidade com os integrantes da aldeia e com a floresta e toda complexidade em torno do tema, estão presente na série feita por Ubiratan que tem se dedicado a fotografia nos últimos anos.

Habitante do território indígena Sete de Setembro - situado nos estados de Rondônia e Mato Grosso, Ubiratan, que pertence a etnia Suruí, usa a fotografia como uma das ferramentas de proteção, quando o direito de seu povo não é respeitado.

Um retrato é, muitas vezes, uma maneira do fotografado "olhar de volta" para aquele que o observa - o fotógrafo.

Os retratos feitos por Ubiratan Suruí trazem o afeto implícito de quem olha de volta, primeiro para ele e, consequentemente, para nós, quando encontramos com as fotografias dele.

Seja retratando seus pares, seja documentando a floresta ou denunciando os perigos que estão sujeitos, ele cumpre com maestria o papel da fotografia e nos proporciona uma viagem onde o portal de sua terra é aberto para que possamos adentrar e conhecer melhor suas histórias.

Renato Negrão

Curador