A AFRICA QUE NOS ENSINA.
A Fotografia é para muitos uma oportunidade de chegar em lugares onde dificilmente iríamos se não fosse para fotografar. No caso de Vinicius Garcia (@viniciusgarcia.photo), a relação entre a África, um continente que conhece bem, e a fotografia são relações complementares, tanto que em algumas das inúmeras viagens que fez ao continente ele não fotografou, porém a experiência o aproximou sempre mais dos países por onde andou, ao ponto do fotógrafo ter um enorme acervo de imagens sobre o continente.
Fotografar um lugar tão complexo e tão fotografado como a África não é tarefa fácil. Vinicius, no entanto, nos oferece um grande recorte do que tem sido suas viagens e experiências em diversos países do continente Africano. Uma das coisas que o ajuda a apresentar uma África tão sincera, é a quantidade de vezes que esteve por lá. Antes de pensar em mostrar suas imagens, ele se preparou durante anos, ao todo são mais de 10 anos em que cruza o Atlântico e aporta no continente mais antigo do Planeta.
Suas fotos trazem o frescor de quem chegou perto, do fotógrafo viajante que está tão encantado com o que conhece que se torna parte integrante do meio. Uma África vibrante e diversa e cada imagem foi feita com uma reverência. Essas são as principais características para um trabalho sobre o outro, sobre o mundo que conhecemos através e pela fotografia e Vinicius Garcia faz tão bem neste ensaio que agora compartilha com o público do Metrô de São Paulo.
Vinicius também é autor do livro África, que pode ser visto em seu website: www.viniciusgarcia.photo
Renato Negrão @renatonegrao
Curador