Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por fotografia de criança se molhando em torneira. À direita da imagem “ESTADO DA ÁGUA”. Abaixo, “Curadoria: João Kúlcsar; Realização: Linha da Cultura e Festival de Fotografia de Paranapiacaba 2021; Estação Luz a partir de 18/05”.

 

 

ESTADO DA ÁGUA
Esta exposição faz parte do Festival de Fotografia de Paranapiacaba 2021 cujo tema é Água. O Festival é pautado nas questões da educação, direitos humanos e meio ambiente, usando a fotografia como ferramenta de alfabetização visual. O assunto deste ano indica a sua importância para o planeta, para a sociedade e o uso que estamos fazendo deste bem que, entendemos é fundamental para o meio ambiente e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A água desempenha um papel importante na arte e cultura, e no campo da fotografia ela é a base da imagem latente num tanque escuro e tema das primeiras imagens da história fotográfica.

A exposição Estado da Água, pode ser pensada nas vertentes do campo estético e da sustentabilidade por meio de narrativas visuais que discutem algumas das relações que temos com ela no dia a dia. Alberto César Araújo (@olhajalbertocesar), registra imagens da poluição e seca na região amazônica e principalmente de Manaus; Isis Medeiros (@isis.medeiros) mostra o crime ambiental em Brumadinho e suas consequências para o povo Pataxó; Marina Klink fez diversas expedições à Antártica; Leo Britto do DiCampana Coletivo (@dicampanafotocoletivo) documentou a região dos mananciais em S. Paulo e Edgar Xacriabá (@edgarkanayko) a relação do Rio com sua aldeia.
Esperamos que a exposição nos inspire para uma maior reflexão e uso consciente deste recurso finito.

João Kulcsár
Curador

www.ffparanapiacaba.com.br
@ffparanapiacaba
@joaokulcsar