Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por fotografia de três bonecos humanos em barco numa sala. À direita da imagem “DIA DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL”. Abaixo, “Realização: Museu Histórico Imigração Japonesa; Apoio: Linha da Cultura”.

 

No dia 18 de Junho comemoramos o Dia da Imigração Japonesa no Brasil, data da chegada do navio Kasato Maru, trazendo os primeiros imigrantes japoneses, contratados para trabalharem nas lavouras de café do Estado de São Paulo.

É então a data do início da imigração japonesa ao Brasil, que no ano de 2021 está comemorando 113 anos e no Museu Histórico da Imigração Japonesa, que fica no bairro da Liberdade, toda a história desta imigração está contada em áreas expositivas em 3 andares, que vêm sendo modernizadas desde 2018, com a introdução de instalações de multimídia e salas para workshop, onde o público poderá interagir com a cultura japonesa, fazendo dobraduras de papel ou escrevendo com pincel a caligrafia japonesa.

Clique na imagem e visite a exposição virtual Quimonos: História Visual do Japão. No total são 40 peças, entre elas quimonos de imigrantes japoneses, alguns deles históricos, feitos no Japão e no Brasil, explorando as técnicas de tessitura, tingimento e tecelagem, e os significados dos desenhos de suas estampas.

01Durante as fases mais restritivas da pandemia, o Museu criou o Museu Virtual, com tecnologias de ponta, para permitir que o público possa visitar o Museu gratuitamente de qualquer parte do mundo, desde que tenha acesso à internet. Este Museu Virtual tem recursos diversos e o sucesso é tão grande que somente nas duas primeiras semanas do lançamento, atingiu mais de 10 mil visualizações. Conheça nestas fotos da galeria.

A visita presencial é permitida com todos os cuidados do protocolo oficial e recomendamos que agende pelo site do Museu, pois está em vigor as medidas restritivas, como número de visitantes por hora e distanciamento.

Agende uma visita pelo site: www.bunkyo.org.br/br/museu-historico

E conheça esta história da imigração japonesa, que é um capítulo da história do Brasil com um pouco da cultura tradicional do Japão!