O programa Linha da Cultura apresenta mais dicas do Petra Belas Artes À La Carte. O À La Carte conta com mais de 400 filmes de mais de 40 regiões e nossa equipe reuniu em uma coletânea filmes de uma região que conta com uma filmografia incrível, porém pouco conhecida: os Balcãs! Nela você pode ver oito filmes dos seguintes países: Bulgária, Croácia, Turquia e Macedônia do Norte, além do incrível “Quando papai saiu em viagem de negócios” (1985), um filme da ex-Iugoslávia, filmado na Bósnia e Herzegovina. Assim, a equipe do À LA CARTE comenta em vídeos chamados "Por que assistir", sobre cinco obras presentes nesta coletânea. Clique nas imagens para conferir.

 

padre

Os filhos do padre
SVECENIKOVA DJECA | Croácia | 2013 | Direção: Vinko Bresan
Em uma pitoresca vila na Dalmácia, há mais funerais do que nascimentos. Fabian é um jovem padre indicado para ser o novo pároco desse lugar. Ao ouvir a confissão de um dos fiéis, ele descobre que a baixa natalidade é culpa da alta venda de preservativos. Horrorizado e querendo modificar essa situação, ele tem uma brilhante e drástica ideia: perfurar todas as camisinhas antes que elas sejam vendidas. Para isso, se junta ao jornaleiro Petar e ao farmacêutico Marin. Só que o "milagroso" "boom" de bebês causa consequências inesperadas.

CURIOSIDADES: Comédia com história ambientada na Dalmácia, bela região croata banhada pelo Mar Adriático. Com muito humor, o filme toca em assuntos delicados como as baixas taxas de natalidade na Europa, as guerras balcânicas, as disputas religiosas e o tabu em torno da miscigenação nos países formadores da antiga Iugoslávia.

 


petunia

Deus é mulher e seu nome é Petúnia
GOSPOD POSTOI, IMETO I' E PETRUNIJA | Macedônia | 2019
Direção: Teona Strugar Mitevska
O filme se passa na pequena vila de Stip, na Macedônia, quando Petúnia, uma mulher de 31 anos que está solteira e desempregada, mergulha num rio para pegar a cruz em uma competição religiosa, exclusivamente masculina. Petúnia se torna a vencedora, mas, a população local não aceita, e isso faz com que ela passe por consequências absurdas e constrangedoras.

CURIOSIDADES: O filme é inspirado em um evento verídico, uma tradição da Macedônia, reservada apenas aos homens, que ocorre sempre no dia 19 de janeiro, no feriado do batismo de Cristo, quando uma cruz é atirada em um rio e aquele que conseguir resgatá-la terá um ano inteiro de sorte e prosperidade. Premiada no Festival de Berlim, esta é a estreia da protagonista Zorica Nusheva no cinema. Dos mesmos produtores de "Elle"(2016), de Paul Verhoeven, e "O Homem que Matou Dom Quixote"(2018), de Terry Gilliam.

 


glory

Glory
SLAVA | Bulgária | 2016 | Direção: Kristina Grozeva, Petar Valchanov
Tsanko Petrov encontrou uma grande quantia de dinheiro nos trilhos do trem, onde trabalha, e decidiu entregar tudo à polícia. Como recompensa, recebe um novo relógio de pulso, que logo para de funcionar. O problema é que Julia Staikova, chefe do departamento de relações públicas do Ministério dos Transportes, perdeu o antigo relógio de Petrov, fazendo com que ele inicie uma busca desenfreada pelo objeto.

CURIOSIDADES: Filme escolhido pela Búlgaria para tentar uma vaga na competição pela estatueta do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A inspiração para o filme veio de uma matéria de jornal assim como no filme "A Lição" dos mesmo diretores. Os dois filmes fazem parte de uma trilogia que apesar de não contarem a mesma história, dividem a mesma inspiração: relatos reais do jornal local.

 


frutos

A árvore dos frutos selvagens
AHLAT AGACI | Turquia | 2018 | Direção: Nuri Bilge Ceylan
Sinan é um jovem apaixonado por literatura que sempre sonhou em se tornar um grande escritor. Ao retornar para o vilarejo em que nasceu, ele faz de tudo para conseguir juntar dinheiro e investir na sua primeira publicação. O problema é que seu pai deixou uma dívida que atrapalhará os seus planos.

CURIOSIDADES: O roteiro escrito pelo diretor Nuri Bilge Ceylan, como de costume, traz citações da obra de grandes nomes da literatura, entre eles Anton Chekhov e Fyodor Dostoevsky. A cidade turca Çanakkale, onde a história se passa, é também onde o diretor Nuri Bilge Ceylan passou a infância. O filme recebeu 15 minutos de aplausos de pé no Festival de Cannes.

 


papai viagem

Quando papai saiu em viagem de negócios
OTAC NA SLUZBENOM PUTU | Iugoslávia | 1985 | Direção: Emir Kusturica
Defender os ideais stalinistas logo após o rompimento do marechal Tito, líder da então Iugoslávia, com o Stalin, ditador russo, não era a melhor das ideias. Após a publicação de uma charge inoportuna de sua autoria, Mesa é enviado para um campo de trabalhos forçados, uma prisão longe de sua família - que acredita que o pai está em uma "viagem de negócios". Desnorteado, o jovem Malik, filho de Mesa, tenta lidar com a crise que sua família e seu país enfrentam da melhor maneira possível, enquanto começa a descobrir o amor.

CURIOSIDADES: Filme vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 1985. Também foi indicado ao Oscar de Melhor Filme estrangeiro.