Na segunda semana de agosto, celebramos um dos mais importantes cineastas de todos os tempos: Alfred Hitchcock! Nascido no Reino Unido, em 13 de agosto de 1899, o mestre dos suspense é considerado um dos mais reverenciados e influentes cineastas de todos os tempos, e foi eleito pelo The Telegraph o maior diretor da história da Grã-Bretanha e, pela Entertainment Weekly, o maior do cinema mundial. A equipe do À LA CARTE fala sobre três longas disponíveis no streaming (A Dama Oculta, Festim Diabólico e Suspeita), além de curtas raros do diretor, feitos no seu início de carreira.

Clique nas imagens para assistir às recomendações do projeto Por que Assistir?:

 

FESTIM DIABÓLICO
ROPE | 1948 | Estados Unidos
Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: Dick Hogan, John Dall, Farley Granger, Edith Evanson, James Stewart

festim
A excitação de cometer o crime perfeito leva dois homens a matar e, em seguida, a organizar uma festa no local do crime convidando o pai e a noiva da vítima e ainda um professor de filosofia que os inspirou inadvertidamente.
CURIOSIDADES: Primeiro filme colorido de Alfred Hitchcock. "Festim Diabólico" foi todo rodado em tomadas de 10 minutos, mas um truque de edição faz com que o espectador tenha a impressão que não houve cortes durante as filmagens. Parte da inspiração do filme teve origem em um crime real, conhecido como "caso Leopold-Loeb", ocorrido em 1924, quando dois estudantes da Universidade de Chicago assassinaram um adolescente, sem motivo aparente, "apenas pelo desejo de cometer um crime perfeito", como afirmaram os próprios.

 

 

A DAMA OCULTA
THE LADY VANISHES | 1938 | Reino Unido
Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: Margaret Lockwood, Michael Redgrave, Paul Lukas

dama oculta
Sinopse: Durante uma viagem pela Europa continental, uma jovem playgirl rica percebe que uma senhora idosa parece ter desaparecido do trem.
CURIOSIDADES: François Truffaut afirmou que este era o seu filme favorito de Alfred Hitchcock e o que melhor representava o trabalho do diretor. A atriz inglesa Vivien Leigh chegou a fazer teste para o papel de Iris Henderson. Em 1979, foi feito um remake de "A Dama Oculta" com o título "The Lady Vanishes”, dirigido por Anthony Page, (1979), e estrelado por Elliott Gould, Cybill Shepherd e Angela Lansbury.

 

 

SUSPEITA
SUSPICION | 1941 | Estados Unidos
Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: Cary Grant, Joan Fontaine, Cedric Hardwicke

suspeita
Sinopse: Uma jovem herdeira tímida se casa com um cavalheiro charmoso e logo começa a suspeitar que ele está planejando assassiná-la.
CURIOSIDADES: "Suspeita" foi o primeiro de Alfred Hitchcock estrelado por Cary Grant, uma parceria que viria a se repetir em mais três sucessos: "Interlúdio" (1946), "Ladrão de Casaca" (1955) e "Intriga Internacional" (1959). Ao ler o romance "Before the Fact", de Francis Iles, Joan Fontaine gostou tanto da personagem Lina que enviou a Alfred Hitchcock uma mensagem se oferecendo para interpretar de graça o papel no filme. Joan Fontaine, que já havia trabalhado com Alfred Hitchcock em "Rebecca, a Mulher Inesquecível" (1940), ganhou o Oscar pela sua atuação em "Suspeita", passando a ser a única atriz dirigida por Hitchcock a vencer o prêmio.

 

 

CURTAS DE ALFRED HITCHCOCK

curtas

BON VOYAGE | 1944 | Reino Unido | Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: John Blythe e Janique Joelle
Neste curta falado em francês, um artilheiro escocês é interrogado sobre sua fuga de um campo de prisioneiros.
CURIOSIDADES: "Bon Voyage" é um curta de propaganda falado em francês, feito por Alfred Hitchcock para o Ministério da Informação britânico.

AVENTURE MALGACHE | 1944 | Reino Unido | Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: Paul Bonifas, Paul Clarus e Jean Dattas
Ator conta aos colegas suas aventuras na Resistência contra os nazistas.
CURIOSIDADES: "Aventure Malgache" é um média-metragem de propaganda britânica falado em francês, dirigido por Alfred Hitchcock para o Ministério da Informação britânico.

THE FIGHTING GENERATION | EUA | 1944 | Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: Jennifer Jones, Rhonda Fleming e Steve Dunhill.
Este curta é um anúncio de serviço público produzido para o Departamento do Tesouro dos EUA e destinado a aumentar as vendas de títulos de guerra, dirigido por um não creditado Alfred Hitchcock e estrelado por Jennifer Jones como auxiliar de enfermagem.
CURIOSIDADES: "The Fighting" é um curta de propaganda da Segunda Guerra Mundial, filmado para o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos em apenas um dia, em 9 de outubro de 1944.