Em setembro o À LA CARTE celebra a cinematografia da Coreia do Sul com a mostra: “Volta ao mundo: Coreia do Sul”. Realizada entre os dias 16 e 30 de setembro em parceria com o Centro Cultural Coreano no Brasil, a mostra traz clássicos e produções atuais do país que conta hoje com uma das mais prolíficas produções cinematográficas do mundo. Para acompanhar a mostra a equipe do À LA CARTE selecionou e conta por que assistir quatro filmes do aclamado sul-coreano, Hong Sang-Soo que integram o catálogo do streaming: “HAHAHA”, “O Hotel às Margens do Rio”, O Dia Depois” e “A Câmera de Claire”. Clique nas imagens e confira as dicas.
Hahaha
2010, 115min, Coréia do Sul, Comédia, 12 anos, cor, idioma: coreano
Direção: Hong Sang-soo
Elenco: Sang-kyung Kim, So-Ri Moon, Joon-Sang Yoo
Sinopse: O diretor de cinema Jo Moon-Kyeong faz uma viagem para uma pequena cidade costeira de Tongyeong, na Coreia do Sul. Lá ele encontra um amigo, o crítico de cinema Jong-sik Bang, e os dois se sentam para conversar e tomar algo. Durante a conversa, eles falam sobre uma viagem que fizeram para o mesmo lugar, e acabam por descobrir que conheceram as mesmas pessoas: um poeta e guia cultural e uma encantadora mulher.
O Hotel Às Margens Do Rio (Gangbyeon Hotel)
2018, 96min, Coréia do Sul, Drama, 14 anos, preto&branco, idioma: coreano
Direção: Hong Sang-soo
Elenco: Ju-bong Gi, Min-hee Kim e Hae-hyo Kwon
Sinopse: Um poeta de idade avançada está convencido de que vai morrer. No que podem ser seus últimos dias de vida ele arruma estadia de graça em um hotel e chama seus filhos para visitá-lo. Traída pelo homem com quem vivia, uma jovem mulher busca estadia no mesmo hotel, tendo sua vida casualmente entrelaçada nessa história.
O Dia Depois (Geu-Hu)
2017, 92min, Coréia do Sul, Drama, 14 anos, preto&branco, idioma: coreano
Direção: Hong Sang-soo
Elenco: Yunhee Cho, Ki Joabang, Min-Hee Kim,
Sinopse: É o primeiro dia de Areum em uma pequena editora. Bongwan, seu chefe, terminou há pouco tempo o relacionamento que mantinha com a funcionária que trabalhava ali anteriormente. Ainda nesse mesmo dia, Bongwan, que é casado, sai de casa na manhã escura e parte para o trabalho. Sua esposa encontra um bilhete de amor, explode em fúria no escritório e acaba confundindo Areum com a mulher que ele deixou.
A Câmera De Claire (La Caméra De Claire)
2017, 69min, Coréia do Sul/França, Comédia, 12 anos, cor, idioma: coreano, inglês e francês
Direção: Hong Sang-soo
Elenco: Isabelle Huppert, Kim Min-hee e Mi-hee Chang
Sinopse: Manhee é agente de filmes e foi demitida por sua chefe sem explicações. Claire é uma professora de música apaixonada por eternizar momentos com sua polaroid. As duas se encontram por acaso durante o Festival de Cannes e desenvolvem uma amizade quase instantânea. Através das fotografias de Claire, pequenos detalhes sobre a vida de ambas começam a ser revelados.