Em julho, o programa Linha da Cultura apresenta mais dicas do Petra Belas Artes À La Carte.
Neste mês o mundo do cinema celebra os 120 anos do nascimento de Vittorio de Sica, um dos mais importantes diretores e atores do cinema italiano! Nascido no dia 7 de julho de 1901, ele é considerado um dos principais representantes do neo-realismo italiano.
De Sica colecionou muitas glórias em sua carreira, como os três Oscar de melhor filme estrangeiro e foi também conhecido por sua parceria com Sophia Loren e por sua obra-prima “Ladrões de Bicicleta”.
Assim, a equipe do À LA CARTE comenta em vídeos chamados "Por que assistir", sobre três obras em que De Sica atua e outra dirigida por ele. Os quatro filmes estão presentes no catálogo do streaming.
Clique nas imagens para conferir.
Humor à italiana: neste filme de 1964, que traz as sequência de uma série de filmes de quadrinhos italianos produzidos no início dos anos 1960, o astro atua ao lado dos nomes mais famosos do cinema italiano da década de 1950, entre eles: Totò, Vittorio Gassman, Ugo Tognazzi e Alberto Sordi.
Pais e filhos: dirigido por Mario Monicelli, esta comédia narra as histórias de três casais e de dois jovens amantes, monitorados obsessivamente por seus pais, que se veem forçados a sempre inventar novas mentiras. Neste filme, que foi o vencedor do Urso de Prata de Melhor Diretor, De Sica atua junto com o grande Marcello Mastroianni e Antonella Lualdi, que além de atriz, foi também uma cantora italiana, que atuou tanto no cinema italiano como no francês, com destaque para o clássico "O Vermelho e o Negro" (1954), de Claude Autant-Lara.
O médico e o charlatão: nesta comédia, também de Mario Monicelli, Vittorio De Sica tem Marcello Mastroianni e Marisa Merlini como companheiros de elenco. O filme conta a saga de um médico que vai morar em uma pequena cidade, abre um consultório e tenta implantar campanhas de saúde para tratar a população segundo os princípios científicos. Ele, no entanto, precisa enfrentar a crença popular no curandeiro local, um homem idolatrado pelos habitantes locais.
Boccacio 70: A última indicação da equipe do À La carte tem Vittório de Sica como diretor! O clássico "Boccaccio 70” é dividido em quatro episódios, cada um dirigido por um grande diretor italiano: Vittorio De Sica, Federico Fellini, Luchino Visconti e Mario Monicelli. Inspirado nas novelas de Boccaccio, cada episódio enfoca sexo, amor e sedução na Itália dos anos 1960, uma era de crescimento econômico e grandes mudanças culturais.