Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por fotografia em preto e branco de uma mulher negra cantando com microfone em uma mão e a outra levantada. À direita da imagem “MÚSICA NO METRÔ #emcasa”. Abaixo “Realização: Linha da Cultura”.

 

A programação do Música no Metrô #emcasa apresenta shows com artistas e bandas da região metropolitana de São Paulo. As apresentações, agora na versão online, podem ser acessadas aqui no site e, também, pelas redes sociais do Metrô (Instagram @metrospoficial, twitter @metrosp_oficial, Facebook @metrosp) e na TV Metrô pelo canal de YouTube MetrospOficial.

 

17  DE AGOSTO - SONORA PAULISTA

sonoraA Linha da Cultura online, em parceria com a Sonora Paulista Escola de Música, traz os professores Bruno Guimarães, Fellipe Nosor e Igor Damião interpretando a música “Bananeira” de João Donato e Gilberto Gil.

Desde 2017, a escola oferece uma experiência de aprendizado musical diferenciada, através de uma metodologia simples, prática e voltada a atender a necessidade de cada aluno de maneira personalizada.

A Sonora Paulista Escola de Música foi fundada em 2017 e está localizada na região da Bela Vista, na Rua São Miguel, 56 em São Paulo - SP.

Tem por missão oferecer uma experiência de aprendizado musical diferenciada, através de uma metodologia simples, prática e voltada a atender a necessidade de cada aluno individualmente, levando em conta sua personalidade, experiências e objetivos próprios.

Oferece cursos na área popular e erudita, além de disponibilizar um excelente ambiente preparado especialmente para as atividades, com equipamentos e instrumentos de nível profissional, salas climatizadas e tratadas acusticamente. Conta também com um corpo de instrutores especializados e de vasta experiência.
Instagram: @sonorapaulista
Facebook: @sonorapaulista
 
Bruno Guimarães (bateria):
Formado na Universidade Livre de Música Tom Jobim em 2008, estudou com Lilian Carmona, Zé Carlos Silva, Toniquinho, Edu Ribeiro, Sizão Machado, entre outros. Começou a trabalhar com música logo cedo por influência dos pais também músicos. Atuou como baterista em diferentes gêneros, passando por bandas de baile, bandas de rock, música instrumental, além de acompanhar artistas como Bruno Brasil e Mirianês Zabot. Atuou ainda na Banda Sinfônica Pires e Orquestra do Polo Júlio Prestes do Projeto Guri. Entre 2013 e 2016 participou da concepção e desenvolvimento do Espaço Cultural Lira Paulistana o qual veio a se desligar no fim de 2016 para em 2017 passar a empreender seu próprio negócio, que é hoje a Sonora Paulista Escola de Música.
Instagram: @bruno.cg
 
Fellipe Nosor (baixo elétrico):
Natural de Iguape/SP, iniciou seus estudos musicais em 1997 no Centro Musical Paulo Massa. Desde cedo interessou-se por estudar vários instrumentos, passando do Flautim ao saxofone barítono, do violão erudito ao baixo elétrico. Dividiu o palco com vários artistas, cantores e Big Band’s. Estudou Saxofone com Samuel Pompeo, na Escola Municipal de Música (EMM), "Mané" Silveira na Universidade Livre de Música (antigo Centro Tom Jobim), Vitor Alcântara na FIC (Faculdade Integrada Cantareira), Paula Valente e César Roversi, na FAMOSP. Flauta Transversal com a professora Marta Ozzeti na EMESP. Violão Erudito com Everton Gloden e Ricardo Marui. Bacharel em Música Especialização em Saxofone pela “Faculdade Morzateum de São Paulo” (FAMOSP), Pós-Graduando em Educação Musical, pela Universidade UNI-LEYA - RJ. Atua como instrutor na Sonora Paulista Escola de Música.
Instagram: @fenosor
 
Igor Damião Graciano (voz, guitarra e teclado):
Mais conhecido como Damião, é guitarrista, compositor, cantor e arranjador Paulistano da Zona Sul. É Bacharel em Guitarra pela FAMOSP. Como artista atualmente é integrante do Aláfia. Também possui sua carreira como solista onde lançou o clipe “Oke Aro” em 2018 e o álbum Unidade em 2016. Como instrumentista já́ acompanhou os músicos, Carlos Dafé, Mano Brown, Ellen Oléria, Tássia Reis, Osvaldinho da Cuíca, Almir Guineto, Xênia França e Di Melo. Também é arte educador, ministra cursos regulares de Guitarra, Canto, Violão e “Voz e Violão” na Sonora Paulista Escola de Música.
Instagram: @musicadedamiao

 

 

06  DE AGOSTO - ANA BRASIL E RONALDO

AnaBrasileRonaldo

A cantora Ana Brasil cresceu ouvindo música. Sua casa era um palco, filha de donos de restaurante frequentado pela boêmia paulistana e muitos artistas se apresentavam no local como: os jornalistas Giba 1 e Osmar Santos, o estilista Clodovil  Hernandes, o artista plástico Ademir Martins,  o produtor Walter Clark, grupo Fundo de Quintal, Clara Nunes, Noite Ilustrada, Mário Sergio, Moacyr Franco, Jamelão, Gilson de Souza, Dave Gordon, Branca de Neve, entre outros.

Irrequieta e embalada por essa efervescência artística, Ana Brasil  iniciou seus estudos musicais de forma autodidata e, depois teve aula de violão e canto. Hoje,  tem o piano como companheiro para os seus estudos e composições.

Em 2002, conheceu o maestro e arranjador Ronaldo  Perez quando desenvolve uma parceria, um Duo musical. Perez tem vasta carreira nacional e internacional, sendo arranjador e diretor musical do show quando encontrou uma voz encantadora de Ana uma parceria perfeita para seu violão.  

Com o passar dos anos, o Duo se debruçou em um processo de pesquisa artística sobre a Bossa Nova e seus subgêneros, em especial o Samba, que culminou no lançamento, em 2011, do Álbum Nosso Samba Bossa Nova pela distribuidora Tratore  com arranjos e arregimentação do Maestro Denys Cristian. Este álbum esteve dentre os 20 títulos mais vendidos, inclusive no Japão.   

Após oito anos do lançamento do álbum Nosso Samba Bossa Nova, chega o segundo álbum autoral, e paralelamente a dois vídeos-clipes gravados ao vivo com duas faixas do disco Para uma Flor que o tempo levou e Licença à Janaína presentes também nas plataformas digitais.  

No ano passado, o Duo lança o segundo Álbum Autoral Para uma flor que o tempo levou em duas  casas de espetáculos: Teatro Brincante e Espaço Cultural ESPM em São Paulo.

Ao longo de sua trajetória, o Duo vem  se apresentando com sua voz intimista em festivais, shows  em cidades no interior  e em São Paulo, e segue com as suas apresentações na Web.    

Saiba mais sobre o Duo:

Instagram: @anabrasileronaldo  
Facebook: @anabrasileronaldo   
Site: https://www.anabrasileronaldo.com  
Youtube: Ana Brasil e Ronaldo