O Kleztival nasceu em 2010 como uma mostra de Música Judaica feita no Brasil e no mundo, e rapidamente conquistou um público cativo. Tornando-se um marco cultural da cidade de São Paulo, coloca o Brasil na rota dos principais e mais importantes eventos dessa natureza no mundo, ao lado de países da América do Norte e Europa que sediam festivais similares há mais tempo.

Realizado pelo Instituto da Música Judaica - Brasil, organização sem fins lucrativos que tem por objetivo a preservação e promoção da cultura judaica por meio da música e a divulgação do trabalho de artistas nacionais e estrangeiros que atuam nesse gênero musical, o Kleztival acontece anualmente no mês de outubro, na cidade de São Paulo e, sempre que possível, em outros estados e municípios também.

Assista aqui, a duas apresentações de músicos participantes nesta edição de 2020:

Hostu Mikh Lib / Se Você me Ama – Canção tradicional Yiddish, versão para português e canto de Nicole Borger.

 

Tema instrumental composto por Amir Gwirtzman, artista israelense residente atualmente na Croacia.

 

Esse ano a 11ª edição do Kleztival acontecerá de 17 a 25 de outubro, a programação será toda virtual, e para torná-la mais interessante foi criada uma atração paralela que se chama Bubbe Awards. A palavra Bubbe em Yiddish significa vovó. Da palavra Grammy migrou para Granny, e dessa para Bubbe foi automático. Assim nasceu a ideia de incentivar a produção de novo repertório de canções e temas instrumentais judaicos originais.
A ideia foi bem-sucedida e recebeu 135 inscrições de 22 países diferentes, da Austrália à África do Sul, de Israel à Europa e da Argentina à América do Norte.

Dentre essas 135 inscrições, um grupo de jurados de renome internacional e de diversos países do globo selecionará 30 finalistas em 3 categorias: canção, tema instrumental e videoclip. As finalistas serão apresentadas em três noites a partir de 17/10. Após votação do júri popular, os vencedores serão apresentados e premiados no sábado 24/10.

Acompanhe a programação do Kleztival pelo site www.imjbrasil.com.br.