O projeto Descubra a Orquestra é um abrangente programa educativo que visa desenvolver a apreciação musical em crianças e adolescentes da rede formal de ensino. O diferencial e eficácia do Programa estão na prévia preparação dos alunos através dos respectivos professores, que por sua vez são formados e transformados em multiplicadores, em workshops nos quais recebem o conteúdo, a didática e o material a serem aplicados aos alunos.

O conteúdo compreende as informações gerais sobre a história de música, o funcionamento e organização sonora de uma orquestra, além dos aspectos históricos, arquitetônicos e tecnológicos da Sala São Paulo, e neste ano lançamos o módulo digital do Curso de Formação dos professores usando a plataforma MOODLE, que compreende aulas ministradas ao vivo e mais de 200 vídeos complementares, produzidos pelos músicos da Osesp, que são utilizados no treinamento dos professores e sequencialmente dos professores com os alunos.

A inscrição de 12 a 19 de agosto para o Descubra a Orquestra se destina a qualquer professor da rede formal de ensino para participação no nosso curso de formação, que é totalmente gratuito.

As escolas e instituições interessadas deverão se inscrever exclusivamente pelo site, através do link: https://forms.gle/jpePewesSfJgkHEK7

O programa Descubra a Orquestra na Sala São Paulo conta com o Patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Zurich no Brasil, do Grupo Ultra e MRS Logística, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Linha da Cultura do Metrô. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.