Clique nas imagens para navegar pela galeria.

 

MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO
APRESENTA
RETRATOS
Por Rafael Hayashi

Em 2021, o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) trouxe para as vitrines da Estação Trianon-MASP dois grandes presépios de seu acervo e, agora, dando continuidade ao projeto de ocupação deste importante espaço, apresenta o trabalho do artista plástico Rafael Hayashi.

O MAS-SP também mantém uma sala expositiva com mostras temporárias na Estação Tiradentes, linha 1-Azul. O acesso é gratuito aos usuários do metrô. Visite!

Levar o acervo da instituição para além das paredes do Museu e colaborar com artista contemporâneos possibilita que um número ainda maior de pessoas tenha acesso à cultura, conhecimento e arte.

Rafael Hayashi
São Paulo, Brasil – 1985

Conflitos entre sociedade e o indivíduo são o tema central de seus trabalhos. São Paulo, Brasil, é a cidade onde nasceu, vive e de onde suas ideias são extraídas. Da luta que trava com a cidade e da força que faz para não ser engolido por ela emergem as suas obras. 

Nas pinturas, as formas surgem em meio à grandes massas de tinta. Como se fosse modelada, a tinta é adicionada e removida com as mãos, pedaços de tecido e outros materiais, criando volumes, movimento e luzes. Muito influenciado pela arte oriental, seus trabalhos têm muitas marcas do ukiyo-e (gravura japonesa) e da pintura contemporânea, com toda a sua força, precisão e expressividade.

A série “Retratos”
2017-2021

Segundo o artista, o projeto é a seleção de 20 pinturas realizadas ao longo dos últimos quatro anos: “pinturas que marcam o início de um novo processo que carregam em sua essência o frescor de novos caminhos, por serem lugares que deixo abertos às possibilidades com relação à forma, às novas técnicas e por não terem a obrigação de pertencerem à uma série específica. Possibilidades estas que não me permito nos trabalhos em geral. Nos retratos aparecem rostos e personagens anônimos que, em sua maioria, partem de referências fotográficas de arquivos pessoais de amigos. Personagens brasileiros, lugar de interesse e busca do meu trabalho”.

 

Instagram: @rahayashi @museuartesacra
Site do artista: www.rahayashi.com
Realização: Museu de Arte Sacra e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Apoio: Linha da Cultura