UMA ARTE PLURAL

Mostra plural com artistas naïfs de diversas partes do país, faz homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, evento mais emblemático no universo da arte e da cultura brasileiras nas primeiras décadas do século XX. A mostra reúne diversas obras de diferentes artistas e acontece aqui, na Sala MAS Metrô da Estação Tiradentes, seguindo para o interior onde será apresentada no Museu Municipal “Dr. João Baptista Gomes Ferraz” em Socorro.
Como o Brasil se entendia em 1922, no centenário de sua independência de Portugal, e no momento em que foi realizada a Semana de Arte Moderna no Theatro Municipal de São Paulo: queria deixar o passado de lado, projetar-se em direção ao futuro, com todas as marcas das desigualdades que nos assolavam e continuam assolando até hoje? Como o Brasil se entende hoje, 200 anos depois da independência, e 100 anos da Semana, em que a barbárie nos cerca por todos os lados, em que a cultura brasileira é constantemente atacada? Essas são algumas das discussões que nortearam a realização desta exposição.
Marcadas pela transgressividade, a irreverência, a mestiçagem, o sincretismo religioso e a determinação em manter viva nossa capacidade de sonhar, as obras aqui apresentadas são herdeiras da audácia daqueles jovens de 1922, e denotam a necessidade premente de se construir o Brasil que a gente quer no futuro, hoje, com suas múltiplas culturas, sotaques e narrativas.
Artistas representativos da melhor arte naïf brasileira expressam o que lhes parece merecedor de ser compartilhado em suas homenagens, interpretações, e releituras da Semana de Arte Moderna.
Na maior parte autodidatas, esses artistas desenvolveram recursos impensáveis para a criação das obras apresentadas, sustentando-se na antropofagia, promotora da brasilidade semeada pelos modernistas.
“Naïfs: modernistas, contemporâneos” traz a contribuição da diversidade cultural brasileira que seja de matriz europeia, afrodescendente, indígena, na construção da ideia de modernidade, daquilo que nos faz plural e singulares ao mesmo tempo. A mostra apresenta a cultura popular não como um elemento da tradição do passado, mas como algo, que alimenta a atemporal arte naïf, que tem tantas definições quanto o número de artistas que participam desta mostra.

Marinilda Boulay
Curadora, PhD em Estudos Portugueses e Brasileiros pela Sorbonne Nouvelle- Paris III, França.
Presidente do ITC, Instituto Totem Cultural

 

Naïf – Modernistas, Contemporâneos
Curadoria: Marinilda Boulay
Duração: de 9 de Abril à 5 de Junho de 2022
Local: Sala MAS Metrô na Estação Tiradentes (Linha 1-Azul)
Endereço: Estação Tiradentes do Metrô
Horários: De terça a domingo, das 9h às 17h (entrada até as 16h30)
Telefone: (11) 3326-539
Ingressos: Entrada gratuita a todos os usuários do transporte coletivo.