Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por ilustração do mascote da seleção sendo construído. À direita da imagem “TUTORIAL MASCOTE DA SELEÇÃO”. Abaixo “Realização: Museu do Futebol; Apoio: Linha da Cultura”.

 

A Linha da Cultura do Metrô e o Museu do Futebol (@museudofutebol) trazem tutorial da mascote da Seleção Brasileira e a história da escolha da camisa amarelo-canário. Vem conferir!

O uniforme amarelo e azul foi criado para a Seleção Brasileira masculina de futebol depois do fiasco da copa de 1950 – quanto perdemos a final no Maracanã, para o Uruguai, de virada. Na época, acreditava-se que para não repetir o azar daquela partida – a vitória era dada como certa, e a derrota foi uma catástrofe nacional – seria necessário mudar o uniforme. O novo padrão foi escolhido em um concurso. Hoje, a camisa amarelo-canário veste todas as Seleções Brasileiras (a masculina, a feminina, de sub-20…) e é tão icônica que gerou o mascote dos nossos times nacionais – o canário. Nesse tutorial, você vai aprender a desenhá-lo. Baixe o arquivo em PDF e divirta-se! Ah, e se quiser aprender mais sobre a história da camisa amarela, visite a exposição virtual.

 

TUTORIAL | MASCOTE DA SELEÇÃO
Clique no canto superior direito do PDF abaixo, para fazer o download.