Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por fotografia retrato de mulher negra. À direita da imagem “OCUPAÇÃO NOSSAS MEMÓRIAS - JORNADA DO PATRIMÔNIO 2020”. Abaixo, “Concepção e curadoria: Higor Advenssude; Realização: Secretaria Municipal de Cultura; Apoio: Linha da Cultura”.

 

Qual a sua memória na cidade de São Paulo?

Projeto símbolo da Jornada do Patrimônio 2020, a Ocupação Nossas Memórias apresenta a memória da cidade pela perspectiva do indivíduo que vive, trabalha, constrói a sua identidade e se desenvolve na cidade de São Paulo. Assim, o projeto traz à tona as diversas camadas que compõem a cidade e suas transformações sociais, culturais e urbanas. São retratos de pessoas de todos os lugares e territórios da cidade, acompanhados por frases que simbolizam suas memórias na cidade.

Ao todo, 10 fotógrafos paulistanos, de diversos lugares de fala e representativos de variados grupos sociais, compõem essa mostra que revela a diversidade, a pluralidade e as relações de afeto que essas pessoas construíram e ainda constroem com a Cidade de São Paulo.

Concepção e Curadoria: Higor ADvenssude

 

Clique na galeria para navegar pelas imagens

 

A Jornada do Patrimônio é criada pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Departamento do Patrimônio Histórico e da Coordenadoria de Programação Cultural, para democratizar o acesso ao patrimônio cultural de São Paulo e estimular a população a reconhecer e valorizar os bens que tratam da memória e identidade dos diferentes grupos sociais presentes na cidade. Entre seus objetivos específicos, está a abertura à visitação pública de imóveis históricos tombados, com programação de visitas mediadas, palestras e oficinas, que, normalmente, tratam apenas do imóvel e sua história com relação à da cidade. Na Jornada, podem também ser usados recursos dos próprios locais para conversas sobre preservação e restauro, ou mesmo para serem cenários de atividades que tratem do patrimônio cultural de maneira mais ampla. Outro objetivo é conduzir a população a explorar a metrópole por meio de roteiros de memória temáticos, estimular agentes culturais, mestres, pesquisadores, educadores, artistas e instituições culturais a propor e organizar atividades culturais que se relacionem com o projeto, para que o evento seja uma oportunidade de identificação de bens e práticas culturais em todos os territórios da capital paulista.
Inspirado nas Journées Européennes du Patrimoine, em São Paulo o projeto foi realizado pela primeira vez em 2015, com um tema introdutório: "Reconheça Seus Bens Culturais". Desde então, o evento se realiza anualmente no terceiro fim de semana de agosto, próximo ao Dia do Patrimônio Histórico (17/08), e tem procurado tratar de temas que enfoquem diversos aspectos do patrimônio cultural paulistano. A edição 2016 abordava "As Origens da Cidade", e o destaque foram os processos que configuraram a ocupação da metrópole e que podiam ser observados até hoje na paisagem urbana. Em 2017, o tema foi "Construindo Histórias", que buscou abordar a inserção do patrimônio no presente por meio das mudanças de uso e significado dos bens culturais. Desta vez, foram produzidos textos desenvolvendo a proposta em sete subtemas: “Morar”, “Trabalhar”, “Se Divertir”, “Lembrar”, “Estudar”, “Circular”, “Comprar e Vender”. Em 2018, sob o mote “Uma Cidade, Muitas Mãos”, procurou-se destacar os diversos grupos que construíram o patrimônio cultural da capital e formaram a identidade paulistana.
Em 2019, em sua maior edição, na qual o tema foi “Memória Paulistana”, o projeto celebrou todos os cantos da cidade de São Paulo por meio de histórias, memórias, pessoas e lugares que configurassem o patrimônio cultural paulistano, enfocados em iconografias, personagens e paisagens culturais. O objetivo foi compartilhar e fortalecer iniciativas de valorização daquele patrimônio que procurassem trabalhar os distintos territórios, evidenciando as particularidades históricas e os aspectos contemporâneos das cinco regiões da cidade: centro, norte, sul, leste e oeste.

Em 2020, com o tema “Nossa cidade, nossas memórias”, o projeto joga luz sobre a memória da cidade pela perspectiva do indivíduo que vive, trabalha, constrói e se desenvolve na cidade de São Paulo, trazendo à tona as diversas camadas que compõem as transformações sociais, culturais e urbanas da capital paulista.

De 01 a 07/12/2020
Locais: Terminais de ônibus, relógios, pontos de ônibus e

nas estações do Metrô: Sé, Tatuapé, Paraíso, Clínicas, Luz, Santana, Corínthians-Itaquera, Santa Cecília, Sacomã, Chácara Klabin, Brás, Vila Prudente, Jardim São Paulo, República.

Fotógrafos: Marcio Salles, Elena Moccagatta, Camila Svenson, Georgia Niara, Pétala lopes, Vitor Monteiro, Rodrigo Capote, Isiz Aguiar, Jonas Felipe e PC Pereira.

Ocupação Nossas Memórias
Concepção e Curadoria: Higor Advenssude
Produção: Mundo Giras