Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por ilustração digital de silhueta de um jogador de futebol chutando uma bola, sobre fundo metade em laranja e outra metade em verde. À direita da imagem “MUSEU DO FUTEBOL PARA TODOS VOLUME 4”. Abaixo, “Realização: Museu do Futebol; Apoio: Linha da Cultura”.

 

No ano passado, pela primeira vez o Museu do Futebol teve um colaborador que é jogador de futebol: o Alex Firmino, atleta do time de futebol de amputados do São Paulo, escalado diversas vezes para a Seleção Brasileira da modalidade.  

Alex participou do nosso projeto Deficiente Residente e nos ajudou a entender o universo das pessoas amputadas e do futebol de amputados, o que resultou numa equipe agora mais preparada para receber todos os visitantes – e em algumas atividades bem legais que passamos a fazer no Museu!

Um dos resultados da residência foi também a revista Museu do Futebol para Todos – Volume 4, tendo o Alex como personagem principal. Na publicação, que lançamos no dia 9/12 como parte do Festival Sem Barreiras e da ação Sonhar o Mundo, contamos um pouco sobre a trajetória do Alex e sobre as regras do futebol adaptado a vários tipos de deficiência. Baixe a seguir: