Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por fotografia do acervo do metrô onde mostra a plataforma da estação com algumas pessoas e metrô partindo. À direita da imagem “ESTAÇÕES EM TUPI”. Abaixo, “Realização: Linha da Cultura”.

O tupi antigo foi a língua mais usada na costa do Brasil no século XVI. No século XVII, daria origem a línguas gerais. Estas foram, por séculos, as línguas da maioria dos membros do sistema colonial brasileiro, de índios, negros africanos e europeus, contribuindo para a unidade política do nosso país. Legaram à língua portuguesa do Brasil milhares de termos, nomearam milhares de lugares em nosso território, penetraram em nossa literatura colonial, no Romantismo, no Modernismo, foram a referência fundamental de todos os que quiseram afirmar a identidade cultural do Brasil.

Faz parte do projeto de novas linhas do Metrô um Estudo para Nomenclatura, que nomeia linhas e estações. Este estudo é feito com o objetivo de facilitar a orientação do passageiro com base em um método normatizado pela empresa, que estabelece critérios quanto às características, conteúdo e forma dos nomes analisados.

Como as estações são parte do patrimônio urbano, os nomes atribuídos a elas acompanham a história dos bairros e consolidam a imagem da Companhia no ambiente metropolitano. Nesta exposição são apresentadas algumas estações do Metrô nomeadas com palavras em Tupi, a partir um estudo toponímico - estudo linguístico ou histórico dos nomes próprios dos lugares, Toponímia

 

 

Linha 4

morumbibutanta

Linha 15

sapopemba

 

Linha 5

capao

 

Linha 2

tamanduateitamanduatei2altoipirangasumare

 

Linha3

itaqueratatuapemoocaanhangabau

 Linha1

Jabaquara tiete CarandiruTucuruvi

 

Se interessou pelo assunto? Quer saber mais?

Biblioteca Digital Curt Nimuendajú (línguas e culturas indígenas sul-americanas)
 
Biblioteca Virtual do Museu do Índio
 

NAVARRO, Eduardo de Almeida. Dicionário tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil : vocabulário português-tupi e dicionário tupi-português, tupinismos no português do Brasil, etimologias de topônimos e antropônimos de origem tupi. [S.l: s.n.], 2015.

Portal Ypadê da Comissão Nacional para o Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais – CNPCT