Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por desenho de túnel feito de marcador e caneta nanquim. À direita da imagem “TÚNEIS E SEUS MÉTODOS CONSTRUTIVOS: SHIELD E NATM”. Abaixo, “Curadoria: Biblioteca Neli Siqueira; Realização: Linha da Cultura”.

 

 

 

Como apresentado pelo geólogo Marcelo Denser no vídeo, o Metrô de São Paulo usou métodos diferentes para a construção dos túneis da malha. Neste artigo apresentamos uma breve descrição do SHIELD e do NATM acompanhadas de uma seleção de publicações do acervo da Biblioteca para elucidar sobre o assunto.

 

O TATUZÃO

"Tunnel Boring Machine” (TBM), método utilizado pelo Metrô na escavação de túneis da Linha 1 Azul, Linha 3 Vermelha e Linha 4 Amarela na região central de São Paulo, também conhecido por "Shield", utiliza equipamentos que consistem basicamente em um disco rotativo frontal, provido de lâminas cortantes e instalado dentro de uma couraça que, conforme avança e retira o material escavado por uma correia transportadora, instala anéis de concretos ou metálicos na cavidade escavada. O terreno ao redor da escavação colabora com a estabilidade da estrutura através da redistribuição de tensões em torno da cavidade aberta. Tem como grande vantagem, além de eliminar a mão de obra de escavação, uma velocidade de avanço superior a outros métodos de escavação de túneis.

shield1shield22

Imagens do Túnel poço SHIELD entre Estação Tiradentes e Ladeira Porto Geral - Linha 1-Azul

 

 

TÚNEL MINEIRO

Para a escavação norte da Linha 1-Azul, trecho da estação Santana até Tucuruvi, o método utilizado foi o Novo Método Austríaco para Abertura de Túneis (NATM, New Austrian Tunnelling Method), que consiste em instalar, logo após a escavação parcial do solo, uma estrutura de suporte composta basicamente por concreto projetado e complementada por cambotas de aço, malhas de aço, tirantes, chumbadores e fibras de aço. O terreno ao redor da escavação colabora com a estabilidade da estrutura através da redistribuição de tensões em torno da cavidade aberta.

natm12natm22

Imagens da Estação Santana, poço Zuquim - Linha 1-Azul

 

As imagens abaixo são recortes de algumas páginas da publicações selecionadas. Clique para ler o conteúdo de cada uma, na íntegra.

0102

 

As publicações são:

REVESTIMENTO DE TÚNEIS EM SHIELD COM ANÉIS EXPANSÍVEIS.

Construtora Andrade Gutierrez S. A., s.d.

 

SHIELD TUNNELING FOR THE SÃO PAULO METRÔ

Amaury Horácio Marassa Corrêa, 1974.

 

TUNNEL EXCAVATION BY THE SHIELD METHOD IN THE SÃO PAULO METRÔ: EVOLUTION OF THE EFFECTS OF THE EXCAVATIONS ON SURROUND BUILDINGS. DECISION CRITERIA RELATING ON TREATMENTS OF BUILDINGS OR SOIL.

Walter Abrahão Nimir; Carlos Eduardo Moreira Maffei; Clóvis. L Salioni, s.d.

 

ORIENTAÇÃO TOPOGRÁFICA NA ESCAVAÇÃO DE TÚNEIS COM TUNELADORA TBM SHIELD.

Eduardo Moreira da Silva, et al., 2017.

 

TÚNEIS NATM: CONTROLES E CUIDADOS PRÁTICOS PARA ACOMPANHAMENTO

Luiz Carlos Meirelles Assis, s.d.

 

A CONSTRUÇÃO, EM NATM E EM ÁREA URBANA, DE UM TÚNEL DE GRANDE SEÇÃO: O TÚNEL DE VIA dupla do prolongamento norte.

Henrique Júlio Valente da Cruz; Kenzo Hori; Oladivir Antônio Ferrari, 1985.

 

COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO DOS MÉTODOS CONSTRUTIVOS DE TÚNEIS NATM E TBM COM base nos deslocamentos provocados

Beatriz Marcílio et al. Guerrero, 2017.

 

TÚNEIS SÃO PAULO DA EXTENSÃO NORTE DO METRÔ: NATM, AREIA E ÁGUA.

Arnold Freedy Steiner, 1991.

 

Se quiser conhecer mais sobre o Metrô, acesse o menu Pesquise nos Acervos - Acervo Bibliográfico, e conheça outras publicações do acervo.