Receitas acessórias são aquelas geradas a partir de outras atividades de uma empresa que não do seu negócio principal.
No Metrô, a forma convencional de obtenção de recursos é a venda de bilhetes e passagens, e quaisquer recursos obtidos através de outros meios são denominados como receitas não tarifárias.
Desde o início da operação comercial, algumas áreas do Metrô foram destinadas à exploração de atividades comerciais para geração de receitas não tarifárias e, entre as parcerias já implantadas, destacam-se locação de lojas e quiosques, arrendamentos de terminais rodoviários, comercialização de espaços publicitários em estações e trens, instalação de shopping-centers e exploração da marca.
Atualmente, o Metrô expandiu sua atuação e desenvolve projetos para a geração de receitas não tarifárias através da venda de serviços derivados do conhecimento técnico de seu campo de atuação.
A Equipe da Biblioteca Neli Siqueira do Metrô apresenta algumas publicações sobre esse assunto, disponíveis no acervo.
Clique nas imagens abaixo para ler o conteúdo na íntegra das obras selecionadas.
Para navegar pelo catálogo da Biblioteca e conhecer outras publicações sobre Receitas não Tarifárias e outros assuntos, clique aqui.
Conheça, também, o podcast do Metrô em que o Cláudio Ferreira, Diretor Comercial do Metrô, fala sobre os novos projetos de Receitas não Tarifárias da Companhia. Clique na imagem para ouvir.