Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por imagem das assinaturas institucionais do Metrô em todas a suas variações. À direita da imagem “IDENTIDADE VISUAL: ESTÉTICA E TÉCNICA”. Abaixo, “Curadoria: Biblioteca Neli Siqueira; Realização: Linha da Cultura”.

 

 

Conforme o “Manual de Identidade Visual” do Metrô de São Paulo, “um dos objetivos da Comunicação Visual é ordenar e programar a leitura de determinada informação para que ela se destaque, tornando-se legível dentro do contexto onde atue. Quando a Comunicação Visual serve para disciplinar, planejar e caracterizar as informações visuais emitidas e utilizadas por uma empresa, ocorre o que denominamos de sua Identidade Visual”.

comunicacao

Desde as fases de concepção, projeto e construção das primeiras linhas, procurou-se estabelecer um projeto específico de Identidade Visual, uniformizando as cores, símbolos, sinais e logotipos veiculados nas estações, obras, uniformes e materiais impressos utilizados no Metrô para que, além da economia decorrente dessa padronização, usuários (e público em geral) identifiquem com facilidade e precisão as informações que são transmitidas.

No vídeo acima, Murilo Gabarra, arquiteto do Metrô que atualmente trabalha na Gerência do Empreendimento da Linha 4, define o que é identidade visual e mostra um panorama histórico do desenvolvimento do conceito desde a criação da Escola de Arte Bauhaus, pouco antes do início da década de 1920, até a elaboração do "Manual de Identidade Visual" do Metrô, em 1981, marco histórico da comunicação visual no Brasil e item muito requisitado do nosso acervo. Relata também os desafios que a comunicação visual enfrenta para atender as necessidades dos passageiros de um sistema de transporte em constante expansão.

A seguir, algumas obras selecionadas do nosso acervo. Para ler o conteúdo delas na íntegra, clique nas páginas abaixo

 

DESIGN DE SINALIZAÇÃO DO METRÔ DE SÃO PAULO: ESTUDO DE CASO DE SUA MANUTENÇÃO. Olivia Chiavareto Pezzin, 2013 COMUNICAÇÃO VISUAL NO METRÔ DE SÃO PAULO. São Paulo – Metrô, 1987 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. São Paulo – Metrô, 1981PROJETO DE COMUNICAÇÃO VISUAL E EQUIPAMENTOS PARA INTEGRAÇÃO: REVISÃO 8. São Paulo – Metrô, 1975 SISO - SISTEMA INTEGRADO DE SINALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO: RMTC - REDE METROPOLITANA DE TRANSPORTE COLETIVO. 1988.

 

DESIGN DE SINALIZAÇÃO DO METRÔ DE SÃO PAULO: ESTUDO DE CASO DE SUA MANUTENÇÃO.
Olivia Chiavareto Pezzin, 2013
COMUNICAÇÃO VISUAL NO METRÔ DE SÃO PAULO.
São Paulo – Metrô, 1987
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL.
São Paulo – Metrô, 1981
MANUAL SIMPLIFICADO DA MARCA DO METRÔ DE SÃO PAULO.
São Paulo – Metrô, s.d.
PROJETO DE COMUNICAÇÃO VISUAL E EQUIPAMENTOS PARA INTEGRAÇÃO: REVISÃO 8.
São Paulo – Metrô, 1975
SISO - SISTEMA INTEGRADO DE SINALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO: RMTC - REDE METROPOLITANA DE TRANSPORTE COLETIVO. 1988.

 

Para navegar pelo catálogo da Biblioteca e conhecer outras publicações sobre Identidade Visual do Metrô e outros assuntos, clique aqui.