Conforme o “Manual de Identidade Visual” do Metrô de São Paulo, “um dos objetivos da Comunicação Visual é ordenar e programar a leitura de determinada informação para que ela se destaque, tornando-se legível dentro do contexto onde atue. Quando a Comunicação Visual serve para disciplinar, planejar e caracterizar as informações visuais emitidas e utilizadas por uma empresa, ocorre o que denominamos de sua Identidade Visual”.
Desde as fases de concepção, projeto e construção das primeiras linhas, procurou-se estabelecer um projeto específico de Identidade Visual, uniformizando as cores, símbolos, sinais e logotipos veiculados nas estações, obras, uniformes e materiais impressos utilizados no Metrô para que, além da economia decorrente dessa padronização, usuários (e público em geral) identifiquem com facilidade e precisão as informações que são transmitidas.
No vídeo acima, Murilo Gabarra, arquiteto do Metrô que atualmente trabalha na Gerência do Empreendimento da Linha 4, define o que é identidade visual e mostra um panorama histórico do desenvolvimento do conceito desde a criação da Escola de Arte Bauhaus, pouco antes do início da década de 1920, até a elaboração do "Manual de Identidade Visual" do Metrô, em 1981, marco histórico da comunicação visual no Brasil e item muito requisitado do nosso acervo. Relata também os desafios que a comunicação visual enfrenta para atender as necessidades dos passageiros de um sistema de transporte em constante expansão.
A seguir, algumas obras selecionadas do nosso acervo. Para ler o conteúdo delas na íntegra, clique nas páginas abaixo
Para navegar pelo catálogo da Biblioteca e conhecer outras publicações sobre Identidade Visual do Metrô e outros assuntos, clique aqui.