O atendimento da Biblioteca é de segunda à sexta das 08h30 às 17h, exceto feriados e pontes. Nestes dias e horários o acesso é livre para consulta ao acervo bibliográfico e uso das instalações da unidade, após registro na portaria do prédio, mediante apresentação de documento com foto, válido em território nacional.

Em suas instalações a biblioteca possui sala de leitura para estudos individuais e sala multimídia com terminais de consulta, bem como acesso livre ao acervo, nos horários de atendimento da unidade. Bolsas, mochilas, pastas, capas/bolsas de notebook ou quaisquer volumes similares devem ser guardadas no guarda-volumes do local.

A consulta ao catálogo de materiais bibliográficos e/ou não bibliográficos pode ser realizada online neste site e oferece consulta integrada em ambos os acervos bem como variadas formas e filtros para busca (por título da obra, autor (es), assuntos, palavra-chave, tipo de material, ano de publicação e outros.

O empréstimo de material bibliográfico é exclusivo aos empregados e estagiários de nível universitário da Companhia do Metrô, pode ser solicitada em reserva pelo sistema de consulta ao catálogo, por e-mail à biblioteca ou pelos telefones 3291-9838:

- Podem ser emprestados até 3 itens por usuário.

- O prazo de empréstimo é de 15 dias para livros e 7 dias para revistas, relatórios, folhetos.

- O usuário pode renovar o empréstimo pelo sistema de consulta ao acervo bibliográfico, por telefone ou e-mail, contanto que a publicação não tenha reserva.

- O atraso na devolução do livro implicará na suspensão temporária de novos empréstimos.

- O usuário é responsável pela conservação e integridade da publicação.

- Para a circulação (empréstimo ou devolução) de publicações pelo serviço “Biblioteca Delivery”, sempre deve ser utilizado envelope verde, próprio do serviço, lacrado e com o campo destinado ao remetente preenchido.

Caso o material bibliográfico interessado não esteja disponível para empréstimo, é possível realizar a reserva do item no sistema online do catálogo do acervo bibliográfico, pelo e-mail ou telefone da biblioteca.

A retirada de livros por usuários externos ocorre somente na modalidade de Comutação Bibliográfica (empréstimo entre Bibliotecas e Entidades técnico-científicas) por meio de formulário específico.

A instituição/biblioteca externa deverá estar cadastrada no sistema da Biblioteca com a maior quantidade de informações possível, nos casos em que não houver um(a) bibliotecário(a) responsável registrado no Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB), a solicitação de empréstimo será avaliada pela Biblioteca Metrô Neli Siqueira. O empréstimo será feito no nome da instituição/biblioteca solicitante.

Cada instituição/biblioteca externa poderá levar emprestado no máximo 3 itens do acervo, obedecendo os prazos: 15 dias corridos para livros e 07 dias para periódicos. A renovação de cada empréstimo poderá ser solicitada até 3 (três) vezes, contanto que a publicação não tenha reserva. A partir da 4ª renovação de empréstimo, um novo formulário será preenchido.

Caso haja interesse de reproduzir alguma parte da publicação, o usuário externo deverá deixar um documento original (RG, CNH, Identidade Profissional, Passaporte, etc.), para retirar a publicação da Biblioteca e providenciar a cópia, contanto que seja fora das dependências da Companhia do Metrô, respeitando o disposto na Lei 9.610/98.

A responsabilidade pelo uso das informações contidas nas publicações do acervo da Memória Institucional será do usuário.

As publicações adquiridas para uso exclusivo das áreas do Metrô tem condições de empréstimo diferenciadas, a qual um empregado, definido pela área solicitante, fica responsável pelo empréstimo do(s) item(s), pelo prazo de 2 anos, renováveis. Quando não houver mais interesse da área em mater in loco a publicação, encaminhar em retorno à biblioteca.

A circulação de periódicos assinados exclusivamente para uma unidade organizacional da Companhia do Metrô é controlada pela Biblioteca Metrô Neli Siqueira, bem como a disseminação de suas informações nas diversas unidades organizacionais da empresa. Nos demais casos, os exemplares ficam disponíveis para empréstimo e consulta na Biblioteca e seguem às regras deste regulamento.

Para visita e consulta aos itens do acervo não-bibliográfico que não tenham representação digital no catálogo, é necessário agendar pelo telefone 3371-7019 ou pelo e-mail metromemoria@metrosp.com.br. A biblioteca cede uso de imagens e vídeos do Acervo Histórico da Companhia mediante preenchimento do Termo de Uso de Imagem para uso educacional (trabalhos de escola, graduação, tcc, teses e dissertações) e sem fins lucrativos.

A Biblioteca Neli Siqueira, também aceita doações para composição de seu acervo, desde que respeitados alguns critérios:

- Pertinência aos perfis dos acervos e ao interesse dos usuários internos e externos da Biblioteca: memória institucional da Companhia do Metrô, informática, direito, transporte público urbano (ônibus, tróleibus, monotrilho, bonde, trem, metrô, etc.), engenharia, arquitetura/urbanismo, administração geral, contabilidade, finanças, geologia, literatura (autoajuda, psicologia, romance, ficção, não-ficção, filosofia, história, biografia, contos, crônicas, infanto-juvenil, poesia).

- Existência do título no acervo

- Substituição do exemplar existente no acervo, de acordo com avaliação segundo os aspectos: estado de conservação do material bibliográfico e edição mais recente;

- Inclusão de mais exemplares, conforme a demanda por empréstimo/consulta.

- Materiais doados devem acompanhar o termo de doação preenchido, impresso e assinado.