Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por fotografia em preto e branco de quatro pessoas com palavras pintadas na pele. À direita da imagem “FEITO TATUAGEM”. Abaixo, “Artistas: Sérgio Santoian e Louise Helène; Realização: Linha da Cultura; Apoio: Neoband; ESTAÇÃO TRIANON-MASP a partir de 16/09 ”.

 

"Feito Tatuagem" é um projeto criado pelo fotógrafo Sérgio Santoian e pela maquiadora e artista plástica Louise Helène em que diferentes artistas de diversas áreas são convidados a escolher uma palavra, que Louise escreve em seus rostos e corpos. O resultado dessa intervenção é retratado por Sérgio.
Hoje, as palavras da série de fotografias, aqui apresentada em 20 retratos, buscam, de algum modo, motivar uma reflexão e o diálogo sobre a depressão e também sobre outras possíveis causas do suicídio, dentro da campanha do Setembro Amarelo® pelo Metrô. O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
O projeto "Feito Tatuagem" começou em 2019 e surgiu da necessidade de Louise e Sérgio expressarem as suas angústias e perplexidades sobre a vida. Em suas palavras, “gostamos de dizer que o projeto é o nosso grito mudo, uma maneira de comunicar sem falar. É por meio da experiência plástica e imagética que convidamos as pessoas a refletirem. Todos esses encontros promovidos através do projeto nos melhoram como seres humanos e como artistas. Acreditamos na sua potência transformadora, que nos mantém abertos para um constante diálogo”, dizem.

 

 

Sobre os artistas:

Sergio Santoian (@s_santoian), 35 anos, é carioca e formado em artes dramáticas. Começou a fotografar em 2011. Ganhou notoriedade na mídia ao fotografar artistas famosos para o projeto “Ofélia Project”, em que retratava diferentes versões da morte da personagem Shakespeariana (2013). Atualmente mora em São Paulo e vem pautando sua carreira como fotógrafo clicando atores e atrizes. Em 10 anos de carreira, além do "Ofélia project", criou, também, o projeto “Mulheres de Shakespeare” em parceria com a fotógrafa Cintia Orth; O projeto de nudez masculina “The Male Nude Project” e o projeto mais atual, em parceria com a maquiadora e artista plástica Louise Helène, "Feito Tatuagem".

Louise Helène (@louisehelene_), 28 anos, é atriz, maquiadora e artista plástica. É formada pela ESCH - Escola de Artes Célia Helena. Mora em São Paulo há 10 anos e trabalha no meio artístico desde então, como atriz, maquiadora e visagista. É criadora do projeto "Feito Tatuagem" com o fotógrafo Sérgio Santoian, e do projeto "Passeio: Arte na Pele", em parceria com o fotógrafo Cleber Corrêa. Neste último, Louise reproduz obras e pinturas consagradas em seu rosto e Cleber fotografa. Atualmente, os dois estão expondo seu trabalho virtualmente no site do Metrô de São Paulo.

/linhadacultura/outubro2020/gaby