Clique nas imagens e conheça essa história.

 

MAHATMA
‘Mahatma’ ou "de grande alma’ é como Mohandas Karamchand Gandhi é conhecido por todos. Considerado o líder espiritual, social e político mais venerado do mundo, Mahatma Gandhi foi o principal líder do movimento de independência da Índia, que adotou uma filosofia única de resistência não violenta, desobediência civil e não cooperação para não apenas alcançar o fim do colonialismo britânico na Índia, mas também para criar transformação social.

Nascido em 2 de outubro de 1869 em Porbandar, uma pequena cidade portuária na costa oeste da Índia, Gandhi era uma criança introvertida que mais tarde se tornou uma inspiração para líderes mundiais como Nelson Mandela e Martin Luther King Junior. Através de sua luta constante contra a injustiça, desigualdade, opressão e discriminação, primeiro na África do Sul e depois na Índia, Gandhi logo se tornou "Mahatma" e foi reverenciado por pessoas em todo o mundo.

Os experimentos de Gandhi com a verdade e a prática da não-violência ainda continuam a inspirar líderes em todo o mundo, não apenas em esfera individual, mas também sobre como estes lideram movimentos políticos e socioeconômicos, trazendo paz e interconexão entre culturas e civilizações.

Como definir a filosofia de Gandhi? A mensagem de Gandhi tem vários componentes políticos, econômicos, sociais, espirituais (religiosos), morais e envolve ação tanto individual quanto coletiva. No entanto, os dois principais pilares da filosofia de Gandhi são a verdade e a não violência. O significado da verdade vai além da simples veracidade das palavras e ações, mas também abrange a fé na verdade suprema (‘Deus’) e uma forte crença na moralidade. Da mesma forma, Gandhi acreditava que a não violência não é mera ausência de violência, mas significa amor por todas as criaturas vivas. Uma pessoa não violenta não ficará zangada mesmo com pessoas que lhe causam danos físicos. Seu amor por outros seres humanos é absoluto e incondicional.

Do movimento de Nelson Mandela contra o Apartheid na África do Sul ao recente movimento da Primavera Árabe na Ásia Ocidental, o pensamento gandhiano em torno da não-violência continua a ter um impacto global duradouro. Esses movimentos foram inspirados nos princípios estabelecidos pelo grande Mahatma.

Seus ensinamentos também nos lembram que a mudança geralmente começa no patamar individual e que todos nós, como seres humanos, temos a capacidade de mudar o mundo por meio do ativismo pacífico. A famosa citação "Seja a mudança que você quer ver no mundo" estava no cerne da ética e ideologias de Gandhi, significando olhar para dentro de si mesmo, mudar a si mesmo e, então, mudar o mundo.

Na base da ordem social gandhiana está a abordagem social e humanista de que o bem-estar dos seres humanos é de extrema importância. Ele foi um verdadeiro assistente social trabalhando contra os males da sociedade. Mahatma era um grande humanitário que acreditava em uma sociedade justa com completa igualdade de todos os seres humanos e sem barreiras de casta, cor ou religião, e sua filosofia e ensinamentos influenciou fortemente o movimento de direitos humanos do século 20.

Gandhi é, sem dúvidas, o maior apóstolo da paz que o mundo viu depois de figuras como Buda e Cristo. Com o mundo em mudança e em meio a problemas tais como injustiça social, desigualdade econômica, corrupção e pobreza, é importante que trabalhemos para retomar os ensinamentos e a filosofia de Gandhi às nossas vidas.

Em 15 de agosto de 2021, a Índia comemorou 75 gloriosos anos de sua independência, o que teria sido impossível sem os esforços de líderes e lutadores pela liberdade como Mahatma Gandhi. Com uma ampla gama de fotografias, a exposição é um esforço conjunto do Consulado Geral da Índia em São Paulo, Centro Cultural Swami Vivekananda e o Museu da Arte Sacra de São Paulo para prestar uma humilde homenagem à venerada figura de um dos homens mais inspiradores do mundo, que liderou a luta pela liberdade indiana e abriu o caminho para a independência da Índia. As fotografias vêm da coleção do National Gandhi Museum, em Nova Delhi, e não apenas darão a você um vislumbre dos eventos marcantes da vida de Gandhi, mas também compartilharão a jornada de um homem comum se tornando o ‘Mahatma’.

Puja Kaushik
Curadora