Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por fotografia de presépio feito em madeira e tecido. À direita da imagem “PRESÉPIOS NO METRÔ”. Abaixo, “Realização: Museu de Arte Sacra; Apoio: Linha da Cultura; Estação Tiradentes Sala MAS 29/11/20 a 06/01/21”.

 

Clique nas imagens para navegar pela galeria.

 

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em conformidade com todos os protocolos definidos pelas áreas competentes, traz para a Sala MAS/Metrô Tiradentes a mostra coletiva “Presépios no Metrô”, com 18 conjuntos pertencentes ao seu acervo que, sob a curadoria de Beatriz Cruz, nos brindam com uma diversidade de materiais, formas e cores que, mesmo diferenciadas, celebram o evento da Natividade.

“Em 1223, na cidade de Greccio, na Itália, São Francisco de Assis, após a missa, fez a reprodução da cena do nascimento de Jesus, numa gruta, utilizando uma manjedoura sem o menino, com um boi e um burro. Essa primeira representação pode mais ser caracterizada como uma forma litúrgico-dramática de apresentar o nascimento do Senhor. (...) A popularização da cena do nascimento de Jesus aconteceu a partir do século XIV, com a instalação de presépios durante o Natal, com figuras de terracota, de cera ou madeira. A tradição teve início na Itália, depois se expandiu para Espanha e outros países da Europa, impulsionada pelos padres franciscanos, com o objetivo de transmitir a mensagem da redenção, pela representação do nascimento de Jesus”., explica D. Devair Araújo da Fonseca, Bispo auxiliar de São Paulo.

Argila, barro, papel, materiais orgânicos, metal, entre tantos, são transformados em peças que compõe a cena da Natividade com a técnica e expertise dos artistas de diversas origens e inúmeros segmentos. A seleção da curadora buscou a multiplicidade para compor a unidade.
Com isso buscamos atingir o objetivo de, não só comemorar o nascimento de Jesus, mas também trazer beleza e esperança àqueles que visitam a exposição.

PRESÉPIOS NO METRÔ
Curadoria: Beatriz Cruz
Abertura: 28 de novembro de 2020, sábado, das 11 às 14hs

Período: de 29 de novembro de 2020 à 06 de janeiro de 2021
Horários: Terça-feira a domingo, das 9 às 17h
Local: Sala MAS/Metrô Tiradentes
Estação Tiradentes do Metrô - São Paulo – SP
Tel.: 11 3326-5393 – agendamento / educativo para visitas monitoradas
Ingresso: Grátis aos usuários do Metrô
Técnicas: Modelagem, pintura, argila, marcenaria, metal, esculturas, palha de milho, objetos
Dimensões: Variadas