Sobre fundo branco, dispostas na vertical no canto inferior esquerdo “LINHA DA CULTURA” em letras garrafais na cor preta exceto a palavra “DA” em cinza. Ao lado, uma grande seta apontada para baixo, parte do logotipo do Metrô, preenchida por imagem que conta com um balão em desenho na cor branca sobre fundo preto. À direita da imagem: “DIA NACIONAL DA POESIA VÍDEO POEMAS”. Abaixo “Leitura: Coletivo Nós a flor da pele, Neide Almeida, Maria Vilani, CAPSArtes; Realização: Linha da Cultura”.

 

Para comemorar o Dia Nacional da Poesia, a Linha da Cutura apresenta a leitura de textos de duas poetisas moradoras da cidade de São Paulo: Maria Vilani, autodidata do bairro de Grajaú, e Neide Almeida socióloga e pesquisadora do bairro da Zona Leste.

Os textos são lidos por Mariana Per e Patrícia Ashanti do Coletivo Nós à flor da pele, e Alessandra Silveira e Adriano Mendes do CAPSArtes.

Assista e deleite-se:

 

MariaVilaniMaria Vilani é uma das principais figuras do bairro do Grajaú, zona sul, periferia de São Paulo. Nascida no Ceará, em 1950, ela nunca frequentou escola na infância e somente aprendeu a “desenhar” o próprio nome porque o pai lhe ensinou. Ficou órfã aos oito anos e foi criada pelos tios paternos. Autodidata, aprendeu a ler sozinha. Autora dos livros VARAU – Editora da Gente, 2012 e Penteando a Vida – Editora Do Autor, 2016. 

Facebook: @mariavilani.escritora
Instagram: @casa_do_silencio

 

 

 

 

 

NeideAlmeida

Neide Almeida é escritora, pesquisadora e socióloga pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Concluiu o mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino pela PUC-SP em 1995. Filha de mãe e pai mineiros, cresceu na periferia da região leste de São Paulo, cidade onde sempre viveu. Autora do livro Nós: 20 poemas e uma oferenda – editora Ciclo Contínuo Editorial, 2018.

Instragram: @neide.almeida.sp
Facebook: @nalmeida