Clique nas imagens para navegar pela exposição.

 

MISTÉRIOS

A arte é uma atividade fascinante porque não se propõe, em suas manifestações mais densas, a responder indagações, mas sim a multiplicá-las. Esse raciocínio visual se faz muito presente nas obras de Antonio Cavalcante (@antonio_vcavalcante). Suas obras são plenas de interrogações sobre o sentido da existência.

Cada uma delas cria uma atmosfera em que o mistério se faz presente. Há, em geral, estruturas narrativas que fogem de um pensar tradicional com começo, meio e fim. A sua magia está em estabelecer, visualmente, um fragmento, um recorte visual de uma história maior a ser contada.

Podemos acreditar que o tempo, como ocorre na Bíblia, tenha um Gênesis e um Apocalipse, ou seja, um início e um término; ou que houve um Big Bang que nos leva a uma constante expansão; ou ainda que toda experiência seja recorrente, se repetindo, de forma semelhante, um número infinito de vezes na mesma dimensão ou em planos diferentes ou paralelos.

Para todas essas hipóteses, que dialogam com mitologias e literaturas de todos os continentes, as obras de Antonio Cavalcante oferecem alegorias. Há ali surrealismo, metafísica, filosofia e, acima de tudo, um desejo de mergulhar melhor nas complexidades da mente e da alma humanas.

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte

 

Visite também: https://linktr.ee/AntonioCavalcante