Clique nas imagens para navegar pela galeria.

 

CAVERNAS – PATRIMÔNIO DESCONHECIDO

Um dos mais premiados espeleofotógrafos (fotógrafo de cavernas) do país, Alexandre Lobo é paulista e iniciou suas atividades espeleológicas em 1991 e começou a fotografar cavernas em 1993. Desde então, teve várias fotos premiadas e publicadas em livros, revistas, sites de viagens e de esportes de aventura.
Com o Projeto Natureza Subterrânea, o fotógrafo busca documentar as cavernas do Brasil e do mundo, trazendo à superfície a beleza do ambiente subterrâneo e tem como objetivo principal retratar as descobertas de locais aos quais muitas pessoas não têm acesso e às vezes, sequer imaginam que existam.
Na espeleofotografia (fotografia de cavernas), são muitos os detalhes. A técnica requer paciência, prática e tempo. O difícil acesso ao mundo subterrâneo, o ambiente agressivo, a luz adequada e o transporte dos equipamentos são alguns dos desafios e, por isso, a colaboração de outros espeleólogos faz toda a diferença. É um trabalho que deve ser realizado em equipe.
A conscientização da população para a preservação das cavernas brasileiras também é outro grande desafio deste projeto. As cavernas representam um papel importante para o turismo de aventura (ou ecoturismo) de diversas regiões cársticas do País. Na maioria destas localidades, a exploração das cavernas não é realizada de forma sustentável. A divulgação das imagens documentadas nesse trabalho pretende colaborar e incentivar o conhecimento e a importância científica e ecológica das cavernas brasileiras.
Alexandre Lobo
Espeleofotógrafo
@natureza_subterrânea

 

2021 – ANO INTERNACIONAL DAS CAVERNAS E DO CARSTE
Os anos internacionais são tipicamente organizados sob os auspícios da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Essas iniciativas têm como principal objetivo educar o público e celebrar aspectos importantes da vida e do mundo ao nosso redor. São uma série de eventos de equipes internacionais que incluem parceiros de organizações não-governamentais, agências governamentais, empresas e indivíduos interessados.
Quando o ano termina, há um grande aumento mundial na apreciação do tópico do ano, que geralmente aparece como aumentos no financiamento de ações na área, melhores regulamentações e proteção dos ambientes.
O Ano Internacional das Cavernas e do Carste (AICC) é uma iniciativa da União Internacional de Espeleologia (UIS). A UIS é uma organização sem fins lucrativos, com sede na cidade de Postojna, Eslovênia, dedicada à exploração, estudo e manejo adequado de cavernas através de cooperações internacionais. A UIS é composta por 56 países membros, que apoiam o Ano Internacional das Cavernas e do Carste, entre eles o Brasil.

Você pode fazer um passeio virtual na Caverna do Diabo e na Gruta Bonita.