Clique nas imagens para navegar pela galeria.

 

O METRÔ NOS 130 ANOS DA AVENIDA PAULISTA

No mês de dezembro, a Avenida Paulista faz 130 anos. Ela foi idealizada pelo engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima e inaugurada em 1891. No trecho de 2.800m de extensão temos as estações do Metrô de São Paulo que também fizeram, neste ano, 30 anos: Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação.

Para celebrar essa data, a Linha da Cultura do Metrô apresenta aqui algumas obras da artista plástica e aquarelista Diana Dorothèa Danon, que registrou particularidades das obras civis das estações e que, curiosamente, algumas aquarelas, agora expostas, estiveram presentes em dezembro de 1991, no evento comemorativo dos 100 anos da Avenida.

O percurso expositivo da mostra, com 20 aquarelas, apresenta algumas etapas da construção desse trecho entre as estações Brigadeiro e Consolação em um registro documental, histórico e artístico. As pinturas foram criadas no ano de 1990 e retratam os trabalhadores, o chão de barro, cimento, areia, máquinas e equipamentos, humanizando e eternizando o momento dentro da história do subterrâneo da Avenida Paulista e da cidade.

O Metrô tem uma importância fundamental com a construção da Linha 2-Verde, onde está inserida a Avenida, ao proporcionar acessibilidade a esse corredor cultural e de negócios às pessoas de bairros extremos da Capital Paulista com as conexões e transferências: Linha 15-Prata, Linha 4-Amarela e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).