Clique nas imagens para navegar pela galeria e amplie para a leitura das legendas.

 

GRANDE CHEGADA | DO METROPOLITANO AO LOCAL [PERSPECTIVAS DA(S) MOBILIDADE(S) ENTRE SÃO PAULO E RIO]

Esta mostra se faz no contexto comemorativo do aniversário de 54 anos da fundação do Metrô de São Paulo e é um convite a uma diferente perspectiva sobre as mobilidades existentes e possíveis no espaço urbano contemporâneo. É esse o lugar onde encontram-se – e conflitam-se – tempo e espaço, que é aqui “congelado” nas formas de desenho e fotografia. A narrativa se vale de registros e ensaios documentais, exploratórios e interpretativos, em um acervo em si “móvel” e em constante construção, desdobrando-se da experiência vivida e revelada nas metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro.

Além de material inédito, esta exposição reúne trabalhos já contemplados em ocasiões como: a exposição digital TransportAr[-te] – Mobilidade Urbana em São Paulo pelo Desenho e a Fotografia (2020), realizada pelo programa Linha da Cultura, do Metrô de São Paulo; o projeto Falando em Traços (2020-atual), de realização autoral e parte integrante do projeto Preâmbulo, da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo; e a série ilustrada para o livro Visões do espaço na construção da metrópole: 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo (2021).

Sobre o artista: Kassio Massa (Kassio Massaiti Maeda) é um arquiteto, urbanista e artista visual paulistano, nascido em 1993 e formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Voltando-se ao grande tema “desenvolvimento orientado pelos transportes”, norte das suas pesquisas de graduação e mestrado, sua atuação em Artes Visuais incorpora igualmente um olhar especial em relação ao tema das mobilidades urbanas e da arquitetura da cidade, assumindo interdisciplinaridades entre prática profissional e acadêmica.

A construção do acervo deste projeto confunde-se com o processo de formação do artista. Cabem especiais agradecimentos à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie (FAU-Mack), ao grupo de pesquisa Sistemas Construtivos na Arquitetura Contemporânea – onde tudo teve início –, ao Laboratório de Projetos e Políticas Públicas (LPP) e à comunidade do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Os trabalhos aqui expostos são dedicados a todas as pessoas que usam e fazem acontecer (e funcionar) o complexo e fascinante transporte público de São Paulo.

 

Instagram: @kassiomassa_atelier / @kassiomassa
https://behance.net/kassiomassa
“Falando em Traços”: http://falandoemtracos.com